Os hospitais filantrópicos filiados à Federassantas contam com uma forte representatividade em âmbito estadual e nacional, além de produtos e serviços de diferentes setores à sua disposição. Conheça todos os nossos benefícios e filie-se!

 

ATUAÇÃO NA PANDEMIA: A Federassantas, desde o início da pandemia da COVID-19, atua fortemente  por meio de sua diretoria junto a outras autoridades de saúde, sendo assim  possível a aprovação de importantes marcos jurídicos para resguardar os nossos hospitais como as leis nº13.992 de 22 de abril de 2020, nº14.061 de 23 de setembro de 2020 e nº14.123 de 10 de março de 2021, que suspenderam a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que juntamente com a aprovação da lei nº 13.995 de 05 de maio de 2020 e a manutenção da regularidade de repasses dos programas estaduais, foram imprescindíveis para nossos hospitais na manutenção do atendimento à população.

Continuamos a atuar fortemente com o intuito de prorrogarmos a suspensão da obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas, permitindo o pagamento dos prestadores por orçamentação global e, da mesma forma, para a constituição de um novo auxílio emergencial para o setor filantrópico, além da negociação com o Estado de Minas Gerais para que esse realize a quitação do passivo existente com as nossas instituições.

Além disso, em seus vários setores a Federassantas contribuiu para a redução de custos nos hospitais, compra mais eficientes de produtos em falta e em alto valor no mercado; orientações jurídicas, capacitação de profissionais e de executivos hospitalares entre outros.

 

ASSESSORIA JURÍDICA: Atende os interesses coletivos das instituições filiadas por meio de representação extrajudicial e judicial. Publica, com regularidade, pareceres e consultas no site da Federassantas para prestar esclarecimentos para as demandas dos filiados. O objetivo é auxiliar na atualização e elaboração de estatutos, regimentos; contratualização; maior entendimento das legislações trabalhista e tributária, dentre outros.

 

ASSESSORIA TÉCNICA: A Assessoria Técnica da Federassantas é um setor que tem como objetivo assessorar os filiados nos diversos assuntos referentes à Gestão SUS nas instituições. Entre as principais atribuições do setor destacam-se:

  • Assessoria ao CEBAS: Orientação para Certificação em filantropia (CEBAS). Em, 2020 por exemplo, 83% dos hospitais assessorados tiveram o pedido de concessão deferido.
  • Monitoramento de repasse dos programas estaduais
  • Assessoria no processo de renovação contratual junto aos entes públicos
  • Monitoramento das Emendas Parlamentares
  • Notas Técnicas e Consultas: elaboração de notas e consultas técnicas.

CONECTA:  A Conecta é a plataforma de compras da Federassantas criada para atender gratuitamente toda a sua rede de filiados, unindo fornecedores e instituições em várias partes do estado e do país. São vantagens do setor:

  • Melhora na performance operacional
  • Transparência do processo de compras
  • Aumento de produtividade
  • Automação das atividades operacionais
  • Otimização da gestão de compras visando redução de custos

Clique aqui e acesse o site

 

CEC: O Centro de Educação Continuada (CEC) é a unidade de ensino da Federassantas. Há mais de 10 anos, disponibiliza programas de capacitação e atualização profissional para os colaboradores de diferentes áreas das instituições hospitalares. Atua com foco em resultados e aplicação prática para o dia a dia, ofertando cursos de curta duração, pós-graduação, workshops, programas modulares, fóruns, dentre outros. Durante a pandemia, o CEC ofereceu cursos à distância e reduziu o custo dos mesmos para facilitar, para gestão dos hospitais, a adesão de novos alunos contribuindo para qualificação das equipes, especialmente, daqueles da linha de frente.

Clique aqui e acesse o site

 

CORE SAÚDE: O Centro de Oportunidades e Relacionamento para Executivos de Saúde (CORE SAÚDE) foi criado pelo Conselho Médico-Científico da Federassantas e tem por objetivo criar uma rede de executivos da área da saúde para estudos, debates e análises das práticas do setor e potencializar ações de melhoria no desempenho profissional e na qualidade dos serviços prestados à população.

Clique aqui e acesse o site

 

REFERENCIAL: É uma plataforma que sincroniza os bancos de dados do DATASUS (ferramenta do Ministério da Saúde); do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, Sistema de informações Hospitalares do SUS – SIHSUS e Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SIASUS e do sistema de saúde filantrópico de Minas Gerais distribuídos entre macro, micro regiões e municípios. É possível ter acesso às informações sobre faturamento, produção, número de hospitais, frequências ambulatoriais, total de internações e de leitos. Isso permite que os gestores dos hospitais filiados visualizem a situação atual do setor para desenvolver estratégias de ação. O portal pode ser fonte de informação para a imprensa e servir de base para que os governantes conheçam, com maior detalhamento, a realidade e a importância dos hospitais filantrópicos para a saúde pública do estado.

Clique aqui e acesse o site

 

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: O setor de Desenvolvimento Institucional promove ações que geram melhoria dos serviços prestados aos hospitais filiados. São elas:

  • Coordenadorias Regionais: São 07 núcleos regionais, que facilitam a aproximação da Federassantas com os hospitais filiados e o relacionamento com representantes de órgãos públicos locais.
  • Parcerias: A área do D.I. é responsável pela captação de recursos através de parcerias com empresas de reconhecida credibilidade no mercado, que além de contribuir para a profissionalização de sua gestão, gera importantes benefícios para os associados como redução de custos na contratação de serviços.
  • Core Saúde: Criado pelo Conselho Médico-Científico da Federassantas, o CORE SAÚDE (Centro de Oportunidades e Relacionamento de Executivos da Saúde) é um grupo de dirigentes hospitalares que discute assuntos relevantes do setor através de reuniões mensais.
  • Eventos: São oportunidade de atualização e aperfeiçoamento profissional, além de estreitar elos com autoridades e lideranças políticas. Fazem parte do calendário anual o INTEGRA SAÚDE, ENCONTRO FEDERASSANTAS e PRÊMIO CORE de Boas Práticas.

COMUNICAÇÃO SOCIAL:  Busca dar visibilidade aos hospitais filantrópicos por meio de reportagens e programas em rádios, jornais e internet. Promove a integração entre assessorias de comunicação de seus filiados e oferece cursos de qualificação a esses profissionais. Além de apoiar as empresas parceiras fortalecendo a divulgação de seus produtos e serviços e o setor de Desenvolvimento Institucional para a realização de eventos. Por meio da comunicação, a Federassantas mostra ainda à sociedade sua importância enquanto representante dos hospitais filantrópicos. Durante a pandemia, o setor realizou campanhas educativas, projetos de educação e de demonstração da importância dos profissionais da saúde em emissoras de televisão, rádio e portais de notícias.

 

PROJETO DE CUSTOS: A Federassantas criou a metodologia de apuração de resultados dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde por meio de uma plataforma de custos. Dessa forma, os filiados se informam sobre as receitas e despesas para apuração por centro de custo produtivo; padronização da informação para gerar resultados passíveis de benchmarking para o setor filantrópico. Além disso, com o projeto é possível que o hospital tenha embasamento e subsídio para discussões com os gestores públicos.

Clique aqui e acesse o site