Federação

FederAção

Atuação na pandemia:

A Federassantas, desde o início da pandemia da COVID-19, atua fortemente por meio de sua diretoria junto a outras autoridades de saúde, sendo assim possível a aprovação de importantes marcos jurídicos para resguardar os nossos hospitais como as leis nº13.992 de 22 de abril de 2020, nº14.061 de 23 de setembro de 2020 e nº14.123 de 10 de março de 2021, que suspenderam a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que juntamente com a aprovação da lei nº 13.995 de 05 de maio de 2020 e a manutenção da regularidade de repasses dos programas estaduais, foram imprescindíveis para nossos hospitais na manutenção do atendimento à população.

Continuamos a atuar fortemente com o intuito de prorrogarmos a suspensão da obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas, permitindo o pagamento dos prestadores por orçamentação global e, da mesma forma, para a constituição de um novo auxílio emergencial para o setor filantrópico, além da negociação com o Estado de Minas Gerais para que esse realize a quitação do passivo existente com as nossas instituições.

Além disso, em seus vários setores a Federassantas contribuiu para a redução de custos nos hospitais, compra mais eficientes de produtos em falta e em alto valor no mercado; orientações jurídicas, capacitação de profissionais e de executivos hospitalares entre outros.

Assessoria jurídica:

Atende os interesses coletivos das instituições filiadas por meio de representação extrajudicial e judicial. Publica, com regularidade, pareceres e consultas no site da Federassantas para prestar esclarecimentos para as demandas dos filiados. O objetivo é auxiliar na atualização e elaboração de estatutos, regimentos; contratualização; maior entendimento das legislações trabalhista e tributária, dentre outros.

Assessoria Técnica:

A Assessoria Técnica da Federassantas é um setor que tem como objetivo assessorar os filiados nos diversos assuntos referentes à Gestão SUS nas instituições. Entre as principais atribuições do setor destacam-se:

  • Assessoria ao CEBAS: Orientação para Certificação em filantropia (CEBAS). Em, 2020 por exemplo, 83% dos hospitais assessorados tiveram o pedido de concessão deferido.
  • Monitoramento de repasse dos programas estaduais
  • Assessoria no processo de renovação contratual junto aos entes públicos
  • Monitoramento das Emendas Parlamentares
  • Notas Técnicas e Consultas: elaboração de notas e consultas técnicas.

Conecta

A Conecta é a plataforma de compras da Federassantas criada para atender gratuitamente toda a sua rede de filiados, unindo fornecedores e instituições em várias partes do estado e do país. São vantagens do setor:

  • Melhora na performance operacional
  • Transparência do processo de compras
  • Aumento de produtividade
  • Automação das atividades operacionais
  • Otimização da gestão de compras visando redução de custos

Clique na logo abaixo e acesse o site: