Federação

FederAÇÃO

Serviços:

Em Minas Gerais existem hoje aproximadamente 300 hospitais filantrópicos, com grande importância para a saúde da população, principalmente carente. São instituições criadas pela sociedade que se mantêm sem fins lucrativos e possuem o seu custeio atrelado aos serviços de saúde e assistência social, predominantemente direcionados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao qual dedicam em sua grande maioria mais de 60% de toda a capacidade instalada. A essência desse atendimento por meio da filantropia foi traçada há mais de 500 anos, em Lisboa, Portugal. A primeira casa de caridade foi criada em 15 de agosto de 1498, por iniciativa da rainha Leonor de Lencastre com dever,

Atuação na pandemia:

A Federassantas, desde o início da pandemia da COVID-19, atua fortemente por meio de sua diretoria junto a outras autoridades de saúde, sendo assim possível a aprovação de importantes marcos jurídicos para resguardar os nossos hospitais como as leis nº13.992 de 22 de abril de 2020, nº14.061 de 23 de setembro de 2020 e nº14.123 de 10 de março de 2021, que suspenderam a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que juntamente com a aprovação da lei nº 13.995 de 05 de maio de 2020 e a manutenção da regularidade de repasses dos programas estaduais, foram imprescindíveis para nossos hospitais na manutenção do atendimento à população.

Continuamos a atuar fortemente com o intuito de prorrogarmos a suspensão da obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas, permitindo o pagamento dos prestadores por orçamentação global e, da mesma forma, para a constituição de um novo auxílio emergencial para o setor filantrópico, além da negociação com o Estado de Minas Gerais para que esse realize a quitação do passivo existente com as nossas instituições.

Além disso, em seus vários setores a Federassantas contribuiu para a redução de custos nos hospitais, compra mais eficientes de produtos em falta e em alto valor no mercado; orientações jurídicas, capacitação de profissionais e de executivos hospitalares entre outros.

Assessoria jurídica:

Atende os interesses coletivos das instituições filiadas por meio de representação extrajudicial e judicial. Publica, com regularidade, pareceres e consultas no site da Federassantas para prestar esclarecimentos para as demandas dos filiados. O objetivo é auxiliar na atualização e elaboração de estatutos, regimentos, contratualização, maior entendimento das legislações trabalhista e tributária, dentre outros.

Assessoria Técnica:

A Assessoria Técnica da Federassantas é um setor que tem como objetivo assessorar os filiados nos diversos assuntos referentes à Gestão de Saúde nas instituições. Entre as principais atribuições do setor destacam-se:

  • Assessoria ao CEBAS: Orientação para Certificação em filantropia (CEBAS). Em, 2020 por exemplo, 83% dos hospitais assessorados tiveram o pedido de concessão deferido.
  • Monitoramento de repasse dos programas estaduais
  • Assessoria no processo de renovação contratual junto aos entes públicos
  • Monitoramento das Emendas Parlamentares
  • Notas Técnicas e Consultas: elaboração de notas e consultas técnicas.

Conecta

A Conecta é a plataforma de compras da Federassantas criada para atender gratuitamente toda a sua rede de filiados, unindo fornecedores e instituições em várias partes do estado e do país. O sistema oferece:

  • Melhora na performance operacional
  • Transparência do processo de compras
  • Aumento de produtividade
  • Automação das atividades operacionais
  • Otimização da gestão de compras visando redução de custos

Clique na logo abaixo e acesse o site: