Integra Saúde 2023 reúne gestores hospitalares, parlamentares e autoridades da saúde

A 10ª edição do Fórum Integra Saúde com tema “Construindo as mudanças para o SUS que queremos” reuniu, nos dias 11 e 12 de maio, mais de 200 pessoas entre gestores hospitalares de Minas Gerais, parlamentares e autoridades em busca de melhorias para a saúde no Estado. Há 10 anos a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS realiza o evento com o intuito de promover a união e o diálogo permanente com os principais atores do setor.

Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Anterior
Próximo

O fórum iniciou no dia 11 com a plenária das cinco comissões temáticas, na Faculdade Unimed. Durante o encontro, a Presidente da Federassantas, Dra. Kátia Rocha, ressaltou a importância de dar voz aos anseios dos hospitais filantrópicos do estado. “É fundamental realizar rodadas periódicas para termos a dimensão do que pensam os nossos hospitais, afinal a Federassantas os representa e precisa repassar, de fato, o que essas instituições vivenciam diariamente na hora de cobrar as autoridades do legislativo”, destacou.

O primeiro dia de evento contou também com a participação do Deputado Estadual Luizinho, que acompanhou a discussão da plenária. Durante toda a tarde, os gestores hospitalares construíram, de forma conjunta, um documento com propostas de melhorias para às mudanças no Sistema Único de Saúde (SUS). Cada comissão definiu um representante para apresentar as proposições às autoridades presentes no segundo dia de evento.

Com o objetivo de criar interlocução permanente com o poder legislativo de Minas Gerais e apresentar as propostas discutidas nas comissões, a 10ª edição do Integra Saúde promoveu, também no dia 11, um jantar com a presença dos Deputados Estaduais Luizinho, Mauro Tramonte, Lucas Lasmar, além dos representantes dos deputados Enes Cândido, Arlen Santiago, Carlos Arantes, Coronel Henrique, Adriano Alvarenga, Del. Ione, Ana Paula Siqueira e Del. Christiano Xavier. Confira as fotos do jantar clicando aqui

No dia 12, o evento deu continuidade com as discussões das estratégias de sustentabilidade da atenção hospitalar, com análise dos atuais modelos de contratação e receitas adicionais, além da tabela SUS e as emendas parlamentares. O fórum abriu com a participação dos Deputados Federais, Pinheirinho, Emidinho Madeira, Igor Timo, Diego Andrade e Eros Biondini, que firmaram compromisso em ouvir as necessidades dos hospitais filantrópicos e beneficentes do Estado.

De forma remota, o Vice-Líder do Congresso Nacional, Deputado Federal Reginaldo Lopes, deu início ao painel “Reforma Tributária: entendendo os impactos para o setor da saúde” abordando novos modelos de cobrança de impostos, a garantia quanto a manutenção da imunidade dos hospitais beneficentes, os empréstimos subsidiados, além da correção monetária dos valores que são repassados aos hospitais beneficentes e filantrópicos.

Na sequência, o Secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, Dr. Helvécio Magalhães, apresentou um panorama sobre os próximos quatros no setor da saúde. “Estamos reorganizando com Estados e Municípios a burocratização que está instalada há muitos anos na saúde. É preciso modernizar a gestão brasileira e o nosso setor é o primeiro que pode se beneficiar disso. Essa simplificação da transparência, reduz os gastos dos controles internos e externos, porque a desordem chega a todos, desde o hospital grande até o hospital de pequeno porte, e é preciso reajustar isso”, ressalta.

Também participaram do diálogo, o Deputado Estadual Luizinho, o Secretário Executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, e o Vice-Presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim, que destacou o trabalho realizado na instituição. “Temos trabalhado forte com ações coordenadas com o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS para discutir com os Estados as ações de organização de financiamento das dívidas dos hospitais, de acordo com cada perfil, além de fortalecer o diálogo com o congresso para estender o caixa e prorrogar o prazo. As frentes parlamentares são fundamentais para ter esse canal direto de discussão”, finaliza.

O painel “Cirurgias Eletivas: Como reduzir o tempo de espera?” foi apresentado pelo Deputado Federal, Emidinho Madeira, que falou sobre a criação da frente parlamentar sobre cirurgias eletivas, o fortalecimento dos prestadores de serviços e a luta para diminuir a fila de cirurgias eletivas que já somam 300 mil procedimentos. O presidente do COSEMS – MG, Eduardo Luiz, subiu ao palco para falar sobre os projetos frente à instituição com a atualização da política hospitalar e desenvolvimento do Valora Minas.

A apresentação das Comissões Temáticas ficou por conta dos representantes eleitos para cada tema. Na comissão Modelos de Remuneração/Receitas, o Diretor da Santa Casa de Belo Horizonte, Dr. João Costa, apresentou como propostas: Reestruturação da dívida; remuneração prospectiva; emendas parlamentas; e marco regulatório. Na comissão “Urgência e Emergência”, a representante Kátia Barbalho Diniz, Assessora Técnica do Hospital Bom Samaritano de Governador Valadares, falou sobre o objetivo de compreender os atuais cenários dos serviços de urgência e emergência, analisar as principais causas da superlotação e filas nos hospitais, e apresentar estratégias que minimizem esses impactos.

A comissão temática “Atendimentos Eletivos” representada por Flávia Rodrigues Cerqueira, Superintendente dos Serviços Ambulatoriais da Santa Casa de Belo Horizonte, a bordou a descontinuação da lógica dos mutirões que são propostos a cada ano para a realização de procedimentos; criação de um sistema informatizado unificado com dados estatísticos das filas; e a formação de uma rede de referência de atendimento. Já na comissão “Hospitais Especializados X Demandas Regionais”, Noeme Alves da Costa Manzico, Presidente do Hospital Padre de Geraldo de Conselheiro Pena, trouxe à discussão sobre a revisão dos processos regulatórios (SUSFácil); a proposta de estender para os hospitais de pequeno porte a qualificação universitária do hospital referência; e a criação de programa com recursos específicos para que os hospitais de pequeno porte consigam realizar a média complexidade.

Por fim, o representante Mário César Bittencourt Madureira, Médico Assessor do DRG do Hospital São Franscisco, Diretor do CORE SAÚDE e docente na Faculdade Santa Casa, falou sobre “Qualidade X Segurança do Paciente”. Dentre as propostas estão a publicização da metodologia Grupo de Diagnósticos Relacionados – DRG; política de incentivo a qualidade e segurança contemplando ferramentas e fomento – Selo Hospital Seguro; além de políticas de acreditação hospitalar voltadas a realidade do setor atreladas a remuneração. 

O Fórum Integra Saúde é uma oportunidade de discutir as melhorias da saúde no estado de Minas Gerais, por este motivo, é de suma importância que atores deste setor contribuam para essa discussão. Para tratar dos assuntos de Políticas de Atenção Hospitalar e a Construção do Financiamento, subiram ao palco a Presidente da Federassantas, Dra. Kátia Rocha, o Vice-Presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim, o Coordenador do CAO Saúde do Ministério Público de Minas Gerais, Luciano Moreira, as representantes da Secretaria de Estado de Saúde, a Secretária Adjunta, Poliana Cardoso Lopes, e a Superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Amanda Guias

 O Integra Saúde 2023 foi patrocinado pela empresa Alfalagos e contou com a parceria SPDATA, Gesti, MV, TechneCare, Slaviero, Mevo, Detronic, Sodexo, Doc4Doc, Cipriano Ayala e VX.

Confira as fotos do evento no dia 12 de maio clicando aqui

Compartilhar esse post