Na última quinta-feira, dia 1°, a Federassantas, em parceria com o CORE Saúde, promoveu a 4ª Edição do Prêmio Federassantas, evento que tem o objetivo de premiar e dar visibilidade as boas práticas realizadas nos hospitais filantrópicos e Santas Casas de Minas Gerais. Na ocasião, estiveram presentes mais de 150 pessoas, além dos 400 espectadores que assistiram a transmissão ao vivo através do canal da federação no YouTube, autoridades da área da saúde e as empresas parceiras da Federassantas também estiveram presentes.
A presidente da Federassantas, Dra. Kátia Rocha, e o Presidente do CORE Saúde, Dr. João Baptista Magro, deram as boas-vindas ao público que estiveram presentes no evento. Na oportunidade, Dra. Kátia citou a complexidade da realidade do setor e demonstrou satisfação em contar com a presença das instituições em mais uma premiação. Além disso, a Presidente reconheceu o protagonismo e competência de todas as equipes das instituições de saúde filantrópicas e Santas Casas, que se empenham em realizar boas práticas para levar um atendimento de qualidade e humanizado a população mineira.Neste ano, 85 projetos de sucesso se inscreveram para participarem da premiação. Os projetos passaram por uma minuciosa análise da Comissão Técnica, composta por especialistas da saúde, sendo eles: Roberto Gordilho, Shirley Berti, Marcos Reis, Yara Sant’ana, Thiago Souza, Neida Lucas, Vera Muto, Edemir Beltrame e João Baptista Magro Filho, que avaliaram os objetivos, etapas, execução e resultados. A grande novidade da 4ª edição foi a votação popular, onde o público teve participação ativa para ajudar a eleger os vencedores, além da Comissão Julgadora, que pôde fazer perguntas aos autores dos projetos durante o evento.
Dr. Fábio Gastal, Presidente do Conselho da ONA, convidado de honra para palestra magna e julgador dos projetos que concorreram nos eixos de “Qualidade Assistencial: Segurança do Paciente” e de “Melhoria de Processos/Sustentabilidade Econômico Financeira”, agradeceu a oportunidade de vivenciar o momento proposto pelo Prêmio, e disse que apesar do realidade complexa vivenciada na pandemia e nos dias atuais, no Brasil, conseguimos estruturar um bom sistema de saúde e cumprir a nossa missão, sendo mérito das Santas Casas, dos hospitais privados, e comunidade.
O Sr. Edemir Beltrame, brincou que teve jornada dupla, por compor a Comissão Técnica e Julgadora do eixo de “Humanização e/ou experiência do paciente”. Contou sobre a sua experiência em analisar os projetos inscritos e reforçou que mesmo os projetos que não chegaram à serem finalistas, são fantásticos e mereceriam estar sendo apresentado durante o evento. E comentou da necessidade dos autores dos
projetos dos anos seguintes, se atentar aos requisitos técnicos que serão avaliados, pois eram projetos bons e de sucesso.
Segundo o julgador do eixo de “Humanização e/ou experiência do paciente”, Dr. Welfane Cordeiro, os profissionais são muito bons no que fazem, e isso que faz a diferença na assistência à saúde. E principalmente com os recursos necessários.
Diante de tantas diversidades e dificuldades, a criatividade dos hospitais filantrópicos aflora, segundo a Sra. Josiane Justus, sócia-diretora da 2iM, julgadora dos nove projetos finalistas, e externou “eu sempre fico empolgada em participar de um evento como esse, pois nunca saio do mesmo tamanho que entrei, porque aprendo…”
No total, nove projetos chegaram a final e apenas três levaram os troféus. Confira abaixo os ganhadores de cada eixo:
No eixo de “Melhoria de Processos/Sustentabilidade Econômico Financeira”, o projeto de “Implantação do Mercado Livre de Energia”, da Santa Casa de Passos, foi o grande vencedor. O projeto foi idealizado pelo Alysson Marques.
“Inteligência Artificial na Farmácia Clínica”, foi o vencedor do eixo de “Qualidade Assistencial: Segurança do Paciente”. O projeto foi idealizado por Amanda Fonseca, do Hospital Risoleta Tolentino Neves de Belo Horizonte.
E, para finalizar, no eixo de “Humanização e/ou experiência do paciente” o vencedor foi o projeto “Sopa de Letrinha”, idealizado por Tatiany Alkmin, da Santa Casa de Itajubá.
Abaixo encontra-se alguns depoimentos dos vencedores:
Perspectivas para 2023
A Diretoria da Federassantas representada por Dra. Kátia Rocha, José Carlos Gallinari, Daniel Porto Soares e Ramon Duarte, além do Presidente do COSEMS de Belo Horizonte, Fabrício Simões, do Promotor de Justiça e Coordenador CAOSaúde do Ministério Público de MG, Luciano Oliveira e a presença do Médico Consultor de fluxos hospitalares e sistemas de saúde, Dr. Welfane Cordeiro debateram sobre quais são os gargalos do estado, e como podem ser solucionados.
Na ocasião, Fabrício Simões citou que houve um avanço em relação a saúde do estado, mas ainda é preciso discutir a modalidade de pagamento de financiamento atual. Ainda segundo o Presidente do COSEMS, este é um ponto fundamental para obter avanços juntamente com o estado e, desta forma, gerar a possibilidade de gestões ampliadas nos municípios.
As perspectivas da Federassantas para 2023 também foram apresentadas pela superintendência, Adelziso Vidal Filho, como a conquista do suporte financeiro do FUNEMP – Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais para efetivação do Estudo de Custos. Essa estratégia é pleiteada há anos pela federação, e contará também com a parceria da 2iM e FIPECAFI para garantir a eficiência do Estudo.
Parceria entre PUC e Federassantas
Durante a premiação, Magda Mascarenhas, responsável pelo Centro de Educação Continuada – CEC, anunciou a mais nova parceria entre a Federassantas e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. A partir de 2023, as duas instituições irão ofertar um curso de Pós-graduação lato sensu em “Gestão Hospitalar, Risco e Humanização da Saúde”, o curso terá 444h, será realizado em regime online e as aulas serão transmitidas ao vivo. No curso, será disponibilizado módulos específicos para entidades filantrópicas e as primeiras 35 pessoas que realizarem a pré-inscrição poderão ajudar a definir quais os melhores dias para acontecer as aulas. Mais informações sobre o curso serão divulgadas em breve, fiquem atentos aos nossos canais para não perder o prazo da pré-inscrição.
Empresas Parceiras
As empresas parceiras dos filantrópicos possuem um papel importantíssimo para a realização do Prêmio. Durante o evento as empresas tiveram espaço exclusivo para network entre os representantes das empresas e o público no geral. Além dos estandes, as empresas SPDATA, Mevo, MV e Gesti ofereceram brindes que foram sorteados e contribuíram para o sucesso do evento.
Para conferir o vídeo do evento na íntegra, acesse o link: https://youtu.be/70A2G3VTJNI
As fotos estão disponíveis na nossa pasta do Drive.
Em nome de toda a Diretoria da Federassantas, desejamos que todos tenham apreciado cada instante, que percebam o nosso reconhecimento aos valores, a importância e a força das entidades beneficentes de Minas Gerais.
Conte com nosso compromisso de representatividade e profissionalismo para os próximos eventos. Mais uma vez, o nosso agradecimento.
Projetos 2022
Confira os projetos inscritos no Prêmio Federassantas 2022 aqui.