2000x500

Na última quinta-feira, dia 1°, a Federassantas, em parceria com o CORE Saúde, promoveu a 4ª Edição do Prêmio Federassantas, evento que tem o objetivo de premiar e dar visibilidade as boas práticas realizadas nos hospitais filantrópicos e Santas Casas de Minas Gerais. Na ocasião, estiveram presentes mais de 150 pessoas, além dos 400 espectadores que assistiram a transmissão ao vivo através do canal da federação no YouTube, autoridades da área da saúde e as empresas parceiras da Federassantas também estiveram presentes.

A presidente da Federassantas, Dra. Kátia Rocha, e o Presidente do CORE Saúde, Dr. João Baptista Magro, deram as boas-vindas ao público que estiveram presentes no evento. Na oportunidade, Dra. Kátia citou a complexidade da realidade do setor e demonstrou satisfação em contar com a presença das instituições em mais uma premiação. Além disso, a Presidente reconheceu o protagonismo e competência de todas as equipes das instituições de saúde filantrópicas e Santas Casas, que se empenham em realizar boas práticas para levar um atendimento de qualidade e humanizado a população mineira.

Neste ano, 85 projetos de sucesso se inscreveram para participarem da premiação. Os projetos passaram por uma minuciosa análise da Comissão Técnica, composta por especialistas da saúde, sendo eles: Roberto Gordilho, Shirley Berti, Marcos Reis, Yara Sant’ana, Thiago Souza, Neida Lucas, Vera Muto, Edemir Beltrame e João Baptista Magro Filho, que avaliaram os objetivos, etapas, execução e resultados. A grande novidade da 4ª edição foi a votação popular, onde o público teve participação ativa para ajudar a eleger os vencedores, além da Comissão Julgadora, que pôde fazer perguntas aos autores dos projetos durante o evento.

Dr. Fábio Gastal, Presidente do Conselho da ONA, convidado de honra para palestra magna e julgador dos projetos que concorreram nos eixos de “Qualidade Assistencial: Segurança do Paciente” e de “Melhoria de Processos/Sustentabilidade Econômico Financeira”, agradeceu a oportunidade de vivenciar o momento proposto pelo Prêmio, e disse que apesar do realidade complexa vivenciada na pandemia e nos dias atuais, no Brasil, conseguimos estruturar um bom sistema de saúde e cumprir a nossa missão, sendo mérito das Santas Casas, dos hospitais privados, e comunidade.

O Sr. Edemir Beltrame, brincou que teve jornada dupla, por compor a Comissão Técnica e Julgadora do eixo de “Humanização e/ou experiência do paciente”. Contou sobre a sua experiência em analisar os projetos inscritos e reforçou que mesmo os projetos que não chegaram à serem finalistas, são fantásticos e mereceriam estar sendo apresentado durante o evento. E comentou da necessidade dos autores dos
projetos dos anos seguintes, se atentar aos requisitos técnicos que serão  avaliados, pois eram projetos bons e de sucesso.

Segundo o julgador do eixo de “Humanização e/ou experiência do paciente”, Dr. Welfane Cordeiro, os  profissionais são muito bons no que fazem, e isso que faz a diferença na assistência à saúde. E principalmente com os recursos necessários.

Diante de tantas diversidades e dificuldades, a criatividade dos hospitais filantrópicos aflora, segundo a Sra. Josiane Justus, sócia-diretora da 2iM, julgadora dos nove projetos finalistas, e externou “eu sempre fico empolgada em participar de um evento como esse, pois nunca saio do mesmo tamanho que entrei, porque aprendo…”

No total, nove projetos chegaram a final e apenas três levaram os troféus. Confira abaixo os ganhadores de cada eixo:

No eixo de “Melhoria de Processos/Sustentabilidade Econômico Financeira”, o projeto de “Implantação do Mercado Livre de Energia”, da Santa Casa de Passos, foi o grande vencedor. O projeto foi idealizado pelo Alysson Marques.

“Inteligência Artificial na Farmácia Clínica”, foi o vencedor do eixo de “Qualidade Assistencial: Segurança do Paciente”. O projeto foi idealizado por Amanda Fonseca, do Hospital Risoleta Tolentino Neves de Belo Horizonte. 

E, para finalizar, no eixo de “Humanização e/ou experiência do paciente” o vencedor foi o projeto “Sopa de Letrinha”, idealizado por Tatiany Alkmin, da Santa Casa de Itajubá.

Abaixo encontra-se alguns depoimentos dos vencedores:

Perspectivas para 2023

A Diretoria da Federassantas representada por Dra. Kátia Rocha, José Carlos Gallinari, Daniel Porto Soares e Ramon Duarte, além do Presidente do COSEMS de Belo Horizonte, Fabrício Simões, do Promotor de Justiça e Coordenador CAOSaúde do Ministério Público de MG, Luciano Oliveira e a presença do Médico Consultor de fluxos hospitalares e sistemas de saúde, Dr. Welfane Cordeiro debateram sobre quais são os gargalos do estado, e como podem ser solucionados.

Na ocasião, Fabrício Simões citou que houve um avanço em relação a saúde do estado, mas ainda é preciso discutir a modalidade de pagamento de financiamento atual. Ainda segundo o Presidente do COSEMS, este é um ponto fundamental para obter avanços juntamente com o estado e, desta forma, gerar a possibilidade de gestões ampliadas nos municípios.

As perspectivas da Federassantas para 2023 também foram apresentadas pela superintendência, Adelziso Vidal Filho, como a conquista do suporte financeiro do FUNEMP – Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais para efetivação do Estudo de Custos. Essa estratégia é pleiteada há anos pela federação, e contará também com a parceria da 2iM e FIPECAFI para garantir a eficiência do Estudo.

Parceria entre PUC e Federassantas

Durante a premiação, Magda Mascarenhas, responsável pelo Centro de Educação Continuada – CEC, anunciou a mais nova parceria entre a Federassantas e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. A partir de 2023, as duas instituições irão ofertar um curso de Pós-graduação lato sensu em “Gestão Hospitalar, Risco e Humanização da Saúde”, o curso terá 444h, será realizado em regime online e as aulas serão transmitidas ao vivo. No curso, será disponibilizado módulos específicos para entidades filantrópicas e as primeiras 35 pessoas que realizarem a pré-inscrição poderão ajudar a definir quais os melhores dias para acontecer as aulas. Mais informações sobre o curso serão divulgadas em breve, fiquem atentos aos nossos canais para não perder o prazo da pré-inscrição.

Empresas Parceiras

As empresas parceiras dos filantrópicos possuem um papel importantíssimo para a realização do Prêmio. Durante o evento as empresas tiveram espaço exclusivo para network entre os representantes das empresas e o público no geral. Além dos estandes, as empresas SPDATA, Mevo, MV e Gesti ofereceram brindes que foram sorteados e contribuíram para o sucesso do evento.

Para conferir o vídeo do evento na íntegra, acesse o link: https://youtu.be/70A2G3VTJNI

As fotos estão disponíveis na nossa pasta do Drive.

Em nome de toda a Diretoria da Federassantas, desejamos que todos tenham apreciado cada instante, que percebam o nosso reconhecimento aos valores, a importância e a força das entidades beneficentes de Minas Gerais.

Conte com nosso compromisso de representatividade e profissionalismo para os próximos eventos. Mais uma vez, o nosso agradecimento.

Projetos 2022

Confira os projetos inscritos no Prêmio Federassantas 2022 aqui