Prêmio Federassantas 2023 celebra encontro do setor da saúde com boas práticas dos hospitais filantrópicos

Prêmio Federassantas 2023 celebra encontro do setor da saúde com boas práticas dos hospitais filantrópicos

Um dia marcado por emoções, surpresas e reflexão diante da dedicação incansável dos hospitais filantrópicos de Minas Gerais. Assim foi na 5ª edição do Prêmio Federassantas Boas Práticas – Dr. Eduardo Levindo Coelho e Encontro Federassantas 2023. A solenidade que aconteceu no dia 23 de novembro, no Hotel Mercure Lourdes, reuniu mais de 180 participantes, 400 telespectadores através do canal do Youtube, autoridades da saúde, gestores hospitalares, autores dos projetos inscritos e contou também com a presença do ator global Kiko Mascarenhas.

A Presidente da Federassantas, Dra. Katia Rocha, abriu o evento agradecendo a participação dos gestores presentes. “Gostaria de agradecer pelo apoio que tenho recebido nessa luta que não é só minha, é nossa, e se vitorias nós conquistamos foi graças a nossa união. A gente percebe claramente como a nossa união tem trazido um novo conceito de quebra de paradigmas para o nosso setor”, ressaltou.

Logo em seguida, subiu ao palco a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Maflavia Ferreira, que destacou o papel da Secretaria Atenção Especializada à Saúde no próximo ano. “Estamos a todo o tempo buscando alternativas com a secretaria de atenção especializada a nível nacional e especialmente para Minas Gerais. Diante das demandas apresentadas, esse governo tem se voltado para abertura de construção da política nacional de saúde. Um trabalho que será realizado não somente através de repasse financeiro, mas com toda a construção da rede, desde a atenção primaria, para não sobrecarregar o nível terciário. Premiar as boas práticas com certeza irá trazer experiências muito exitosas e modelos que, cada um, busca como alternativa diante das dificuldades da saúde pública”, abordou.  

 

O Vice-Presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim também subiu ao palco e falou sobre os projetos que serão realizados para beneficiar os hospitais filantrópicos. “A gente faz um trabalho muito forte na CMB, entendendo o trabalho dos estados, para entregar um trabalho efetivo às federações. Uma das principais buscas que a gente tem feito, além do financiamento, é a manutenção de um modelo para os hospitais de pequeno porte. 

Nossa ideia é buscar uma solução para definir e integrar o hospital de pequeno porte a um modelo de regionalização, para que ele possa fazer o tramite de encaminhamento e hospitais de retaguarda também, que não são hospitais necessariamente de pequeno porte, mas que podem dar apoio aos de grande porte. Esperamos que o projeto avance já no próximo ano”, finalizou. 

Durante o Encontro Federassantas foi realizada a mesa-redonda com tema “O cooperativismo para o fortalecimento do SUS: O caminho percorrido pelo munícipio de Montes Claros para o recebimento referente à complementação do custeio federal”. Participaram o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS, Edivaldo Faria; a Presidente do COSEMS Regional Norte e Secretária Municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta; o Presidente do Hospital Aroldo Tourinho de Montes Claros, Prof. Paulo César Gonçalves de Almeida; Superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Souza e Silva; e o Superintendente do Hospital Dílson Godinho, Antônio Cézar dos Santos. 

 

O Encontro também apresentou o painel “Perspectivas para a saúde 2024” com a presença da Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Maflavia Ferreira e o Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Fehosp, Edson Rogatti. Durante a discussão, abordaram os novos projetos para beneficiar o setor da saúde e os possíveis reajustes da tabela SUS.

 

Homenagens

O idealizador do Estudo de Custos que beneficiou os Montes Claros, o superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal – Júnior, recebeu uma homenagem pela dedicação e resultados obtidos após cinco anos de projeto. “Gostaria de agradecer a todos pela homenagem, aos gestores de Montes Claros, Equipe e Diretoria da Federassantas, que sempre apoiaram o projeto e deram total autonomia para desenvolver esse trabalho. Agradeço também a todos por acreditar no trabalho da Federassantas. Continuem apoiando e participando porque aqui está comprovado que o resultado vai acontecer. As mudanças estão acontecendo, ainda temos muitas transformações por vir e este é um grande passo para as nossas instituições”, agradeceu.  

 

Quem também foi homenageada por seus 25 anos de contribuição na Federassantas foi a Diretora de Relações Corporativas da Federassantas e Diretora do Core Saúde, Lourdes Paiva, que agradeceu pela homenagem e destacou sua trajetória. “São 25 anos de uma história muito bonita e muito diferente do que se conta hoje da Federação. Entrei em uma época que não tinha internet, mas era uma época que a gente também já contava com esse pessoal maravilhoso. Teria muitas histórias boas para contar, mas é claro que depois de um tempo a gente vai se reposicionando e buscando outros caminhos. Quero aproveitar essa experiência para dizer que quero continuar com essa parceria que tenho com a Federassantas e sinto que o maior ganho durante todos esses anos é o relacionamento com todos. Quero continuar com vocês com uma nova oportunidade e uma nova versão”, pontuou.

Prêmio Federassantas 2023

Um dos momentos mais aguardados do Prêmio Federassantas Boas Práticas – Dr. Eduardo Levindo Coelho foi a participação do ator global, Kiko Mascarenhas, que com muita emoção apresentou todas as coisas maravilhosas da vida aos participantes. Durante a dinâmica, Kiko provocou uma reflexão ao pedir para a plateia compartilhar simples maravilhas da vida, formando uma imensa onda de boas práticas, espalhando leveza e arrancando sorrisos da plateia.

Os 10 projetos finalistas do Prêmio Federassantas 2023 foram apresentados para à comissão julgadora composta pelos especialistas André dos Anjos, Flávio Santos, Flávia Freire, Tereza de Oliveira, Carlos Starling e Arnaldo Costa, que avaliou e pontuou as iniciativas de boas práticas nos eixos Melhoria de Processos/Sustentabilidade Econômico-Financeira, Qualidade Assistencial e Humanização e/ou Experiência do Cliente.

Conheça os vencedores:

Eixo Melhoria de Processos/ Sustentabilidade Econômico-financeira

Projeto “Escritório de Gestão de Altas”

Autoras: Gabriela Versiani Costa e Daniele Maria Ribeiro Leite

Santa Casa de Belo Horizonte

Eixo Qualidade Assistencial

Projeto “Transformando a qualidade assistencial com tecnologia no tratamento de água”

Autora: Leidiane da Silva Almeida

Hospital Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas

Eixo Humanização

Projeto “Coral Nova Voz”

Autora: Camila Carvalho de Almeida

Hospital do Câncer de Muriaé

Confira o depoimento das vencedoras:

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui

 

Compartilhar esse post