Pico da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais é adiado para julho

Em razão do isolamento social, a projeção para o pico da pandemia passa a ser 19 de julho

Nesta quinta-feira, 28/05, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, realizaram análise da situação da pandemia de covid-19 no estado e responderam perguntas feitas pela imprensa acerca da situação.

Evolução da epidemia

Posteriormente, Amaral destacou a evolução das curvas epidemiológicas que são acompanhadas pela secretaria desde o início da pandemia de covid-19. “Num primeiro momento, as primeiras previsões que tínhamos em relação à Minas Gerais, com tendência nacional, era um número de acometidos pela doença muito alto. Com o passar do tempo e com o isolamento social já em andamento, percebemos que este número foi reduzindo, demonstrando a eficiência do distanciamento no estado”, afirmou.

O secretário explicou, ainda, que a evolução da epidemia possibilitou que as projeções passassem a ser feitas tendo como tendência o próprio estado e não mais todo o território nacional. “Os casos registrados em Minas Gerais configuram uma tendência e percebemos que a tendência que ocorria no estado era diferente da que ocorria em todo o país. Dessa forma, a partir daí, tivemos condições de realizar projeções mais próximas a realidade de Minas Gerais. Atualmente, a previsão é que o pico ocorra dia 19 de julho e esse constante adiamento do pico, que é a data em que se prevê um maior estresse assistencial, “está diretamente relacionado à manutenção do isolamento social, do uso de máscaras e de todas as demais orientações”, pontuou Amaral.

Veja reportagem completa em https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/12819-pico-da-pandemia-de-covid-19-em-minas-gerais-e-adiado-para-julho

Compartilhar esse post