FEDERASSANTAS INVESTE NA FORTE REPRESENTAÇÃO DOS FILANTRÓPICOS DE MINAS

De 2017 até o momento, foram realizados vários eventos entre os filiados em diversos encontros e houve maior investimento em estratégias para envolver a Federassantas nas discussões regionais e nacionais sobre o cenário do setor

Para representar o setor filantrópico e levar as reivindicações dos hospitais filiados, umas das ações estratégicas realizadas pela Federassantas no último ano e propostas também para 2018 é a atuação junto às principais entidades do setor nas esferas executiva, legislativa e judiciária; órgãos de controles; entidades de classe; dentre outros.

No mês de abril, por exemplo; a presidente da Federassantas, Kátia Rocha, e o superintendente, Adelziso Vidal, juntamente com parlamentares da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, CMB, federações estaduais e representantes de hospitais sem fins lucrativos, estiveram na Presidência da República, Congresso Nacional e Ministério da Saúde para apresentar pleitos dos filantrópicos, especialmente em relação à regulamentação da Lei Pró-Santas Casas.

Em fevereiro deste ano, a Diretoria da Federassantas se reuniu, em Brasília com a Direção da CMB e representantes da Secretaria de Atenção à Saúde para tratarem pautas importantes sobre as instituições filantrópicas de Minas Gerais.

Dentre as reuniões realizadas até o presente momento destacam-se as participações na Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, que contou com a participação de representantes do alto escalão do Governo, como os Secretários de Fazenda, Planejamento, Governo; além do Ministério Público Estadual.

A Federassantas realizou também reuniões com o Secretário de Atenção a Saúde, Secretário e Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, Secretário da Casa Civil, e, ainda, com entidades de classe do setor, como CRM/MG, AMMG, COREN, CRF/MG e Central dos Hospitais.

Foi construída ainda uma aproximação com os parlamentares mineiros, especialmente os deputados estaduais que compõe a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Deputados Federais que representam interesses e pleitos do setor na Câmara dos Deputados.

É importante destacar, também, a participação da Federassantas na imprensa. O contato constante com as mídias além de destacar a importância e representação dos filantrópicos para a saúde no estado mostra as dificuldades do setor atualmente e leva informação à sociedade e aos usuários do SUS.

  

Durante todo o ano, foram realizadas ainda reuniões para discussões dos principais problemas enfrentados pelos hospitais filantrópicos de Minas Gerais junto aos representantes do COSEMS e com os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, responsáveis pelas gestões das Subsecretarias, Superintendências e Coordenações do setor saúde.

Compartilhar esse post