Filantrópicos realizam ações para lembrar o novembro azul

Todos os anos, centenas de entidades por todo o mundo celebram o Novembro Azul. A campanha tem como objetivo alertar e conscientizar para a atenção à saúde dos homens, e em especial, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre as pessoas do sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, há uma estimativa de 68.220 novos casos para 2018. Outro dado preocupante é o número de mortes pela doença: cerca de 13.700 casos por ano.

O Novembro azul é convite para o cuidado com a saúde masculina, para a realização de exames e principalmente à prevenção. O INCA destaca que, nos últimos anos, o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames).

Em Minas Gerais, para alertar sobre a importância da data, dezenas de hospitais filantrópicos realizaram ações para os colaboradores das instituições e para o público externo.

 Cuidar da saúde também é coisa de homem – SANTA CASA BH

A campanha Novembro Azul mobilizou a Clínica Urológica da Santa Casa BH. No dia 09 de novembro, 09 urologistas se uniram para realizar um mutirão de atendimentos no Centro de Especialidades Médicas. Ao todo, foram feitas 120 consultas para rastreamento do câncer de próstata. Para despertar a atenção dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença – que em 90% dos casos pode ser curado se descoberto na fase inicial – e da realização de exames preventivos, a fachada da Santa Casa BH ganhou iluminação azul durante o mês.

Os homens em tratamento oncológico no hospital ganharam de presente, no dia 26/11, atendimento VIP com direito a corte de cabelo e barba. A barbearia solidária da Rota 7 Barber Club foi montada no Ambulatório de Oncologia. A ação é uma forma de trabalhar a autoestima dos pacientes e tem papel fundamental na recuperação da saúde deles. Carlos Abreu, em tratamento há 2 anos, aprovou a iniciativa: “é sempre bom cuidar da aparência e da saúde. Meu cabelo ficou ótimo. Obrigado pela surpresa”.

     


HOSPITAL SANTA ROSÁLIA

No mês de novembro, o laboratório do hospital Santa Rosália ofereceu aos pacientes exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) com 50% de desconto. Os clientes ganharam também 01 exame de glicemia como brinde.

Já para os funcionários da instituição foram disponibilizados exames de PSA gratuitos.


SANTA CASA DE MONTES CLAROS REALIZA MUTIRÃO DO NOVEMBRO AZUL

A Santa Casa de Montes Claros promoveu no dia 23/11, a segunda edição do “Mutirão Novembro Azul”. Ao todo, 127 pessoas foram atendidas.

De acordo com o urologista Conrado Leonel Menezes, a ação superou as expectativas. “Tivemos uma procura expressiva, o que reforça a consciência das pessoas em relação a prevenção e ao diagnóstico precoce”, diz. Ele explica que, após a consulta e o exame de toque realizado durante a ação, os pacientes que apresentarem alguma alteração são encaminhados para dar andamento ao processo. “Além do exame de toque, é necessário que os pacientes façam o exame de sangue (PSA), que é a complementação do exame.

Dentro da programação, nos dias 13 e 14 deste mês, foi realizada a primeira ação alusiva ao Novembro Azul. Com a cooperação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do hospital e da Barbearia Don Barbone, foi proporcionado uma tarde de cuidados e bem-estar com a saúde do homem. A iniciativa foi destinada aos colaboradores da Santa Casa. A ação da barbearia foi oferecida de forma voluntária.

Finalizando a edição deste ano, em parceria com as clínicas Radialis e Oncocenter, a Instituição promove no dia 30 o III Simpósio Norte-Mineiro de Uro-Oncologia. O evento contará com a participação de especialistas de Montes Claros, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Alerta

O Superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, afirma que a Santa Casa de Montes Claros como hospital referência em oncologia, dispõe de toda tecnologia e profissionais capacitados para atuar na prevenção e no tratamento, visando alcançar o maior número de pessoas, trabalhando para a cura e melhoria da qualidade de vida. “Todos os anos realizamos ações de prevenção ao câncer de próstata,  que é o de maior prevalência entre a população masculina, conscientizando e informando os homens sobre a importância da realização dos exames”, diz.

Durante a primeira edição do Mutirão Novembro Azul da Santa Casa, realizado em 2017, foram atendidos 96 pacientes. Seis deles foram considerados casos suspeitos e atualmente 3 estão em tratamento oncológico no hospital.

     


SETOR DE TI DO HOSPITAL ARNALDO GAVAZZA REALIZA AÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

Os homens vivem, em média, oito anos a menos que as mulheres, segundo o IBGE. Isso se deve, em grande parte, à falta de atenção em relação à saúde, já que a maioria deles não procura o médico para a prevenção e não tem hábitos saudáveis.
Na tarde do último dia 26, o Dr. Leonardo Reis Cotta ministrou uma palestra sobre a “Saúde do Homem”. O evento, que faz parte das ações do mês de prevenção ao Câncer de Próstata, abordou sobre a saúde em geral e todas as possíveis doenças que podem acometer a população masculina.

O Câncer de Próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no Brasil, pois se trata de uma doença silenciosa, que quando chega a ter sintomas o estado já está avançado. Os homens necessitam ter uma vida saudável e fazer os exames de prevenção, porque a melhor forma de tratamento é o diagnóstico precoce. A partir do 50 anos de idade os homens devem fazer os exames de toque e de sangue (PSA) uma vez por ano para detectar o tumor no início e ter boas chances de cura. Já quem tem caso na família ou pessoas de pele negra, devem fazer a partir dos 45 anos, por serem mais propícias a desenvolver a doença.

No final da palestra, houve sorteio de brindes e um lanche da tarde especial para os colaboradores presentes.

     


HOSPITAL IBIAPABA CEBAMS

Para celebrar a data, o Hospital Ibiapaba CEBAMS preparou uma série de atividades. Além de palestras para o público interno, a fachada da instituição está com a iluminação azul. Até o dia 30 é possível participar uma campanha nacional de conscientização na página do Hospital no Facebook (facebook.com/ibiapabacebams), que já conta com o apoio de milhares de pessoas em todo o Brasil.

Além disso, o hospital realizou, no último sábado (24), a “Manhã de Saúde”, na Feira Livre da Avenida Irmã Paula, em Barbacena.

Ao todo, cerca de 350 pessoas fizeram aferição de pressão, teste de glicemia e receberam diversas informações sobre o câncer de próstata e o tratamento da doença oferecido pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS há mais de 25 anos.

Os homens também aproveitaram para fazer o agendamento do PSA, importante exame que é usado na detecção do Câncer de Próstata. O agendamento foi feito em parceria com a Secretaria de Saúde de Barbacena (SESAPS).

Compartilhar esse post