Minas é o 3º Estado que mais perdeu leitos em oito anos

Minas Gerais é o terceiro Estado que mais perdeu leitos de internação no Sistema Único de Saúde (SUS) entre maio de 2010 e maio deste ano. O levantamento – realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde – aponta que houve desativação de 4.244 vagas na rede pública de saúde no Estado, o que equivale a 12,4% das mais de 34,2 mil que não estão mais disponíveis em todo o país.

No Brasil, foram desativados 12 leitos por dia nesse período. A especialidade médica que sofreu o maior impacto foi a pediatria, com 12.220 leitos fechados no país. Em seguida, aparecem a cirurgia geral (-2.058) e clínica geral (-1.771). Em Minas Gerais, 1.493 vagas foram desativadas na pediatria, sendo 231 leitos fechados na capital mineira.

Em nota, SUS aponta razões para a queda

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que, em relação à desativação do número de leitos gerais de internação, “com os avanços tecnológicos, tratamentos que exigiam internação passaram a ser feitos no âmbito ambulatorial e domiciliar”.

Leia a matéria completa: https://www.otempo.com.br/capa/brasil/minas-%C3%A9-o-3%C2%BA-estado-que-mais-perdeu-leitos-em-oito-anos-1.1999996

Compartilhar esse post