Roséola: a doença da febre alta que ataca na primavera

Manchas vermelhas que se espalham por todo o corpo também são comuns nesse tipo de virose.

Além da febre alta, a roséola causa manchinhas vermelhas por todo o corpo. Elas aparecem no quarto dia da doença, logo depois que a febre desaparece, explica o pediatra Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“Os principais sintomas são a temperatura alta (febre) e as erupções na pele, mas nenhum outro acompanha a doença”, afirma o médico.

No entanto, os especialistas explicam que, como ocorre febre alta – entre 38°C e 40°C –, os pais devem ficar atentos à temperatura da criança, para evitar o risco de convulsões, comuns nessa fase.

Segundo Sáfadi, os pais devem saber que nem sempre a febre alta é sinal de algo grave. “É uma doença que o próprio organismo vai se encarregar de tratar. Mas é claro que podemos melhorar a situação do bebê ou da criança doente. No caso da roséola, o médico vai receitar um antitérmico”, afirma. O pediatra acrescenta que outras medidas podem contribuir para a recuperação, como a hidratação e o repouso.

A roséola é passada de uma pessoa para outra durante o período febril. Entre os pequenos, a transmissão ocorre no contato com a saliva daquela que estiver infectada. “Por isso é importante que os pais mantenham o filho ou a filha sem contato com outras crianças até que ele se recupere porque é muito transmissível, assim como qualquer outra doença viral”, orienta. O diagnóstico é clínico e raramente se torna necessário pedir exames laboratoriais.

Veja reportagem completa:
Jornal O Tempo/Saúde e Ciência

Compartilhar esse post