Santa Casa BH realizará cirurgias cardíacas pediátricas para todo o Brasil

A estimativa é a realização de aproximadamente 70 cirurgias por mês, o que significa crescimento de 180% na oferta do procedimento.

A Santa Casa de Belo Horizonte – o maior hospital de Minas Gerais – é também a maior prestadora de serviços SUS na especialidade cirurgia cardíaca pediátrica e a que alcançou os melhores índices de sucesso na realização destes procedimentos. Por esse motivo, a instituição foi credenciada pelo Ministério da Saúde para oferecer a cirurgia para pacientes mirins de todo o País. Com o credenciamento, crianças de todos os estados brasileiros poderão ser operadas na SCBH – que estima a realização de cerca de 70 procedimentos/mês, frente aos 25 atuais.

O custo de uma cirurgia cardíaca pediátrica na rede particular gira em torno de R$ 40 mil – um valor alto para a maioria da população. Daí o aumento da procura pelo procedimento no SUS, que motivou o Ministério da Saúde a iniciar as negociações com a Santa Casa BH há cerca de duas semanas. Esta conquista da instituição vai beneficiar milhares de pessoas. Esta é uma cirurgia muito delicada e há uma grande carência de hospitais que realizem o procedimento em crianças com má-formação congênita e problemas cardiovasculares. No entanto, para que sejam feitos os investimentos na estrutura interna da SCBH para melhor atender esses pacientes, é preciso que o governo estadual quite cerca de R$ 3,5 milhões em atrasos, referentes às complementações das cirurgias já realizadas.

Regulação de pacientes

Em Minas Gerais, os pacientes mirins que precisam deste procedimento chegam à Santa Casa BH por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Com o credenciamento com o Ministério da Saúde, os pacientes agora serão encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Apesar das adaptações necessárias ainda não terem sido executadas, um paciente do Acre já tem cirurgia agendada no hospital.

Por: Assessoria de Comunicação Institucional – Santa Casa BH

Compartilhar esse post