Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio na região é a única habilitada ao SUS

No Brasil, 23 milhões de pessoas sofrem algum tipo de transtorno mental grave e que necessita de algum tipo de tratamento e intervenção médica, o que leva doenças mentais ocuparem a cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Preocupada com estas patologias que atingem mais de 12% da população brasileira, o Hospital Santa Casa de Patrocínio mantém em sua estrutura física a Unidade de Saúde Mental, que, como integrante da rede psicossocial, juntamente com os CAPS do Município, tem o objetivo de proporcionar maior número de recuperações e reinserções sociais dos pacientes, através da construção de um Projeto Terapêutico Individual de acordo com as necessidades e patologias de cada paciente.

A Unidade é a única de Patrocínio e região habilitada ao SUS para atender, também pacientes com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas durante o período agudo da doença.

Na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, trabalha uma equipe multidisciplinar treinada e capacitada formada por: médicos psiquiatras, médicos clínicos gerais, assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Possui 24 leitos dos quais 20 são destinados a pacientes usuários do SUS e 04 destinados a pacientes particulares e convênios.

A equipe desenvolve o Projeto Terapêutico realizando atividades diárias de terapia ocupacional, com o objetivo de que o paciente possa conseguir desenvolver suas atividades diárias, principalmente quando houver a reinserção do mesmo na sociedade.

Na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, o paciente é assistido 24 horas e, quando recebe alta é encaminhado para o serviço de referência para a continuidade do tratamento.

Equipe da Unidade de Saúde Mental
Equipe da Unidade de Saúde Mental

Fonte: Portal Patrocínio online

Compartilhar esse post