3° captação de múltiplos órgãos é realizada com sucesso na Santa Casa de Ouro Preto

A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto realizou pela terceira vez a múltipla captação de órgãos.

A família em um ato de solidariedade e humanismo autorizou a doação dos órgãos de uma paciente de 57 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve a morte encefálica confirmada após realização de vários exames realizados seguindo todos os itens descritos no protocolo específico.

O procedimento foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital em parceria com a equipe do Corpo de Bombeiros, a equipe de Transplantes do Hospital Felício Roxo, e a Guarda Municipal de Ouro Preto.

Dr. Leonardo Brandão, Diretor Técnico da Instituição, fala que “mesmo em um momento difícil de uma perda, os familiares tiveram a bondade de olhar em direção a outros seres humanos que sofrem na fila de espera por um transplante” e ainda completa “A Santa Casa está focada na qualificação dos profissionais”.

Recentemente os funcionários do hospital, principalmente os que atuam em área crítica do hospital, como UTI, participaram de um treinamento de capacitação do novo protocolo de Morte Encefálica, que é a condição determinante para a doação de órgãos para transplantes.

O Provedor Marcelo Oliveira cita que, “Quanto mais doações acontecerem, um número maior de informação alcançará às pessoas e esse assunto passa a ser debatido em família. Com o diagnóstico de morte encefálica evidenciado, a família do paciente, é quem pode realizar a
autorização da doação. Com a informação divulgada, aumenta a chance de se ter um número maior de doadores”.

A Gerente de Serviços Assistenciais, Valéria Omiti, reforçou o empenho da Santa Casa na realização da doação de órgãos: “A Comissão foi organizada com o objetivo de realizar a captação de múltiplos órgãos. O empenho desse grupo e da instituição vai ao encontro da necessidade de reforçar a importância da doação”. Ela ainda coloca que para ser doador a pessoa tem de apresentar em vida para os familiares e amigos esse desejo.

A primeira captação de múltiplos órgãos na Santa Casa de Ouro Preto aconteceu em 15 de dezembro de 2017 e a segunda captação no dia 21 de agosto de 2018. Esta é a terceira Captação de Múltiplos Órgãos realizada no hospital.

 

Foto: Equipe Interna da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto e Equipe de Médicos e Enfermeira do Hospital Felício Roxo.

Fonte: Assessoria da Santa Casa de Ouro Preto

Compartilhar esse post