15 de agosto – Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

15 de agosto – Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

Em 15 de agosto de 1988, foi instituído no Brasil o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia. Esta data tem como propósito evocar o significado histórico relevante da criação das “Misericórdias” e honrar os inúmeros e valiosos serviços que essas instituições prestaram ao país, especialmente nas áreas de promoção, proteção e recuperação da saúde, assim como em âmbitos assistenciais e sociais.

As Santas Casas de Misericórdia têm um papel fundamental nos cuidados à saúde da população de Minas Gerais, sendo a Santa Casa de Ouro Preto, a primeira fundada no estado, em 1730. Anos mais tarde, a cidade de Sabará também ganhou sua própria Casa de Misericórdia, que se manteve por décadas graças às generosas doações dos residentes locais. Já a capital, Belo Horizonte, só foi ter sua Santa Casa em 1899, com a doação de um terreno feito pela prefeitura para o funcionamento do hospital.

As entidades filantrópicas são essenciais para promover o acesso à saúde no estado, sendo responsáveis por 70% dos atendimentos do SUS. Ao todo, 315 instituições entre Hospitais, Santas Casas e Misericórdia, Lar de Crianças e Idosos, Fundações e Associações, prestam assistência à população mineira.

A missão da Federassantas é atuar como representante das instituições filantrópicas diante do poder público, legislativo e executivo. Além disso, a organização desempenha um papel fundamental ao fornecer informações essenciais para a formulação de políticas e programas de saúde pública, visando encontrar soluções que garantam a continuidade dos hospitais beneficentes em Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação: Bianca Pereira.

Compartilhar esse post