Prêmio Federassantas 2024 é marcado por grande celebração das iniciativas do setor filantrópico
Assista ao evento completo no youtube:
A solenidade da 6ª edição do Prêmio Federassantas de Boas Práticas – Dr. Eduardo Levindo Coelho reuniu gestores, autoridades, autores e parceiros em um dia repleto de emoções e discussões das iniciativas inovadoras finalistas na premiação. Neste ano, o evento aconteceu no dia 5 de dezembro, no Centro de Convenções da CDL – BH, e contou com uma super novidade: a 1ª edição do Concurso de Fotografia da Federassantas.
A Presidente da Federassantas, Kátia Rocha, abriu a solenidade agradecendo o apoio dos gestores e participação das instituições nesta edição que bateu recorde com 95 projetos inscritos. “Muito obrigada por estarem aqui e por participarem desse momento tão importante para nós. É o momento em que a gente mostra o valor do trabalho de vocês! Escolher o projeto que sai com o troféu é importante, mas mais do que isso, devemos registrar a importância do processo, da divulgação e da transparência do que vocês fazem e fazem bem feito, com profissionalismo, amor e o grande diferencial de serem uma instituição beneficente. Tenham a certeza que todos já são vencedores só por estarem participando dessa premiação tão bacana que reconhece as boas iniciativas dos nossos hospitais”, finalizou.
O Vice-Presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim, representando o presidente da entidade, Mirócles Véras, ressaltou a importância do trabalho da Confederação para as instituições filantrópicas. “Estamos em uma luta constante por melhorias para as nossas instituições, construindo uma parceria com ANAHP para alguns cursos, com projeto de alinhamento de dados e informações. Isso fortalece o nosso benchmarking, que é justamente o que acontece em eventos como o Prêmio Federassantas de Boas Práticas. Premiar as boas ideias é um tipo de cutucada para sair da zona de conforto. É aquela ‘invejinha boa’ de ver o outro implementar algo incrível e ser premiado. Eu mesmo sou um entusiasta de visitar hospitais, porque sempre há algo novo para aprender com outros gestores. Então vocês que estão participando, não pela inscrição no prêmio, mas pela melhoria dos processos nos seus hospitais, estão de parabéns! E quem não participou este ano, participe dos próximos, mostre que fazer a diferença pode impactar a sociedade como um todo”, finalizou.
Logo em seguida, a comissão julgadora do Eixo Melhorias de Processo/ Sustentabilidade Econômico-Financeira composta por Flávio Capanena, Luís Santin e Rubens Pereira subiu ao palco para iniciar a avaliação dos três projetos finalistas que foram anunciados durante a premiação, são eles: Leila de Lourdes Gonçalves da Fonseca Boy, autora do projeto “Inteligência em Auditoria de Contas Médicas – Case Dr. Marvin” do Hospital Márcio Cunha; Alexandre Palhares Teixeira, autor do projeto “Inovação e Eficiência na Gestão de Processos e Suprimentos” do Hospital da Baleia; e André Alex Freitas Carvalho, autor do projeto “Implantação do Lean Manufacturing na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)” do Hospital Nossa Senhora das Dores.
O segundo eixo avaliado foi o de Inovação em Tecnologia. A comissão julgadora foi composta por Flávio Capanema, Jimmy Ayoub e Rubens Pereira, que avaliaram os três finalistas: Laert Botelho, autor do projeto “AgeSUS: Tecnologia e Inovação em Saúde para Facilitar o Acesso Oncológico” do Hospital do Câncer de Muriaé; Henrique Viana Baião Lemos, autor do projeto “Inovando na Jornada Oncológica: Acesso Digital às Intercorrências Clínicas e Promoção da Qualidade de Vida aos Pacientes Oncológicos” da Santa Casa De Passos; e Marcos Antônio dos Santos, autor do Projeto “Agendador” do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.
Já o terceiro eixo a receber a avaliação criteriosa da comissão julgadora foi o eixo de Qualidade Assistencial. Quem subiu ao palco para avaliar os finalistas foram as especialistas Patrícia Lourdes Silva, Lara Farah e Vivian Lemos. Entre os três finalistas estavam os projetos de Raquel Caldeira Brant Ramos, autora do projeto “Carreta Da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS” da Santa Casa de Belo Horizonte; Suellen Kamila de Oliveira Cabral, autora do projeto “Telescope Trial II” do Hospital Nossa Senhora das Dores; e Marlei Maria Bastos, autora do Projeto “Equilíbrio Renal: Transformando Vidas” da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis.
Para fechar a avaliação do Prêmio Federassantas de Boas Práticas – Dr. Eduardo Levindo Coelho, os jurados Patricia Lourdes Silva, Andre Wajner e Vivian Lemos avaliaram o eixo de Humanização e/ou Experiência do Cliente. Os três finalistas que apresentaram seus projetos e concorreram ao prêmio final foram Arthur Pereira Santana, autor do projeto “Lojinha Solidária” do Hospital Vale do Jequitinhonha; Elaine Cristina Silva Fonte Boa, autora do Projeto “Gerenciamento Integrado de Doação de Órgãos e Tecidos” do Complexo de Saúde São João de Deus; e Camila Vanessa de Vasconcelos França, autora do projeto “Escolha de Amor: Suporte Hospitalar para Entrega Voluntária de Recém-Nascido” do Hospital Nossa Senhora das Graças.
O momento de descontração foi marcado pela apresentação de Stand Up do comediante mineiro Stevan Gaipo. Natural de Oliveira, na Região Centro-Oeste de Minas, o humorista começou a ser conhecido há alguns anos postando vídeos de piadas nas plataformas digitais. Hoje, com quase um milhão de seguidores, ele é um dos principais nomes do cenário de stand-up comedy mineiro.
Durante sua passagem pelo palco do Prêmio Federassantas 2024, Gaipo fez piadas com o fato dele e seus irmãos terem nascidos em hospitais filantrópicos, relembrou de forma divertida a história do parto da sua filha e brincou com a plateia sobre gírias e costumes mineiros, animando todos que estavam ansiosos para conhecer os vencedores da premiação.
A grande novidade dessa edição foi o 1º Concurso Federassantas de Fotografia. Ao todo, cinco participantes chegaram a final, que destacou a melhor fotografia em uma instituição filantrópica de Minas Gerais. Os jurados Leandro Couri, Rodney Machado e Gilson de Souza avaliaram 15 fotografias em critérios como narrativa visual, espontaneidade, criatividade, originalidade, simbologia e votação popular. A grande vencedora do concurso foi a fotografia “Luz da Esperança”, da fotógrafa Késsia Loren Hirle, do Hospital Santa Rosália, de Teófilo Otoni.
Segundo a autora da foto, a inspiração surgiu do poder dos pequenos gestos de cuidado e compaixão em momentos de vulnerabilidade. A imagem reflete a jornada de recuperação de uma paciente, guiada pela atenção e empatia de uma profissional de saúde. A luz suave que entra pela janela simboliza a esperança que ilumina o caminho, mesmo nos momentos mais difíceis, destacando como a conexão humana e o apoio mútuo podem transformar o medo em força e a fragilidade em resiliência.
Para celebrar os vencedores da 6ª edição do Prêmio Federassantas 2024, foram convidados ao palco o Vice-Presidente da Federassantas, Dr. Helder Yankous, e o Presidente do Core Saúde, Dr. João Baptista Magro Filho, para a entrega dos troféus. Dr. Helder Yankous destacou a relevância de valorizar iniciativas inovadoras nas instituições beneficentes. Ele relembrou sua trajetória como presidente da Comissão Científica da Federassantas e a criação do CORE, com o objetivo de dar visibilidade e reconhecer as práticas realizadas pelos gestores e equipes hospitalares. “Foi nesse contexto que identificamos a necessidade de criar este prêmio tão significativo, que mais tarde se tornou o Prêmio Federassantas. Desde então, já vimos inúmeros projetos incríveis sendo desenvolvidos, que a cada ano se tornam mais bonitos, complexos e profundos. Este é um dia especial, que vale a pena viver. Tivemos mais de 90 projetos inscritos este ano, e mesmo aqueles que não foram finalistas trouxeram ideias incríveis”.
Dr. Helder ainda concluiu que a premiação é uma oportunidade de levar os projetos para as regionais, mostrando que, muitas vezes, mudanças não dependem de recursos financeiros, mas sim de criatividade e vontade de fazer acontecer. “Quem trabalha no setor filantrópico desenvolve uma capacidade única de inovação diante das adversidades, mantendo a missão com orgulho e dedicação. Todos os participantes merecem aplausos! Aproveitem essa oportunidade para criar conexões, compartilhar boas práticas e replicar ideias inspiradoras. Um dos objetivos deste prêmio é justamente fomentar o relacionamento entre as instituições e promover a multiplicação do bem”, finalizou.
Agora, conheça os grandes vencedores desta edição:
EIXO INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA
Projeto AGESUS: Tecnologia e Inovação em Saúde para Facilitar o Acesso Oncológico
Autor: Laert Botelho
Hospital do Câncer de Muriaé
EIXO MELHORIA DE PROCESSOS/SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA
Projeto Inteligência em Auditoria de Contas Médicas – Case Dr. Marvin
Autora: Leila De Lourdes Goncalves Da Fonseca Boy
Hospital Márcio Cunha
EIXO QUALIDADE ASSISTENCIAL
Projeto Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS
Autora: Raquel Caldeira Brant Ramos
Santa Casa de Belo Horizonte
EIXO HUMANIZAÇÃO E/OU EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Projeto Escolha de Amor: Suporte hospitalar para entrega voluntária de recém-nascido
Autora: Camila Vanessa de Vasconcelos França
Hospital Nossa Senhora das Graças – Sete Lagoas
Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui!
Em breve, a Federassantas irá disponibilizar os 95 projetos inscritos no Prêmio 2024 no site do Core Saúde. Fique atento!