17 de setembro – Dia Nacional da Segurança do Paciente

O Dia Nacional da Segurança do Paciente foi instituído no Brasil com a nobre missão de aprimorar a qualidade do atendimento em saúde, abrangendo todos os estabelecimentos de saúde em território nacional. Ao longo do ano, essas instituições empenham-se em diversas atividades para a melhoria contínua da assistência aos pacientes. A Federassantas, por sua vez, fomenta essa ação através do reconhecimento das boas práticas na Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente, por meio da promoção de um evento de premiação destinado a instituições beneficentes hospitalares de Minas Gerais. Desde 2019, mais de 150 projetos foram submetidos para concorrer ao Prêmio Federassantas de Boas Práticas.

 

Em 2022, o projeto vencedor abordou o tema “Inteligência Artificial na Farmácia Clínica”, cujo objetivo era maximizar a eficácia da equipe de farmácia clínica do Hospital Risoleta Tolentino Neves, simplificando e otimizando o processo de análise de prescrições médicas. Para tal, a autora do projeto, Amanda Fonseca Medeiros, implementou um sistema de inteligência artificial capaz de identificar pacientes em situações críticas e considerar erros substanciais em prescrições médicas.

 

No ano de 2021, o projeto premiado focou na “Redução de erros na dispensação de materiais e medicamentos”, visando minimizar equívocos nos processos de dispensação de medicamentos, que podem representar riscos para a segurança dos pacientes. Esse empreendimento exigiu 12 meses de esforço e resolvido em uma notável redução na taxa de erros na dispensação, reduzindo-a de 27,8% para 1,4%.

 

E para manter o reforço dessa ação, as inscrições para o Prêmio Federassantas 2023 estão abertas. Diante disso, convidamos todos os profissionais que possuem iniciativas inovadores na área, que inscrevam o seu projeto: https://www.federassantas.org.br/core/premio-federassantas-2023/

Compartilhar esse post