A direção do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Ponte Nova, juntamente com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, anunciaram, esta semana, a retomada dos serviços de maternidade, obstetrícia e UTI Neonatal na instituição. No início do mês, a direção suspendeu os serviços em razão de dificuldades financeiras.
De acordo com a instituição, o cancelamento desta decisão foi possível graças aos desdobramentos de uma reunião realizada no último dia 24, entre representantes do Ministério Público, CISAMAPI, Conselho Municipal de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde da região, dentre outras autoridades, onde foi discutida a situação do hospital. Em nota, a instituição anunciou que é um desejo coletivo oferecer uma saúde com qualidade e sustentabilidade a toda a população atendida.
Ainda segundo a instituição, na primeira semana deste mês, durante reunião entre diretoria do hospital e gestores municipais, foi cogitado o encerramento total dos serviços de Maternidade, Obstetrícia UTI Neonatal e de parte do pronto atendimento para pacientes do SUS para o final do mês de setembro, decisão esta, que por si só, não garantiria a sustentabilidade do hospital, mas que traria um menor prejuízo ao hospital.
Espelho dos filantrópicos
Segundo o administrador do hospital, Ronaldo Rafael De Oliveira, o endividamento da instituição é um espelho do que ocorre com a maioria das santas casas e hospitais filantrópicos no país. Ele conta que a instituição sofre com uma série de agentes que ocasionam este problema, tais como, custo por procedimento muito maior que a receita; contratos com prestadores de serviços desequilibrados em desfavor ao hospital. Isso trás endividamento bancário, com fornecedores, médicos; sucateamento estrutural e de equipamentos; incapacidade de investimento e qualificação de pessoal; dentre outros.
Apesar deste cenário, o administrador conta que a instituição tem tomado medidas para contornar as dificuldades. Segundo ele, recentemente, a Fundação Dom Cabral foi contratada para ajudar a reorganizar a gestão do hospital e capacitar gerências específicas para trazer melhores resultados à instituição, além de uma empresa de consultoria especializada em custos e gestão de processos.
Hospital referência na Zona Da Mata
O Hospital Nossa Senhora das Dores é uma instituição com 144 anos de história e tradição. O filantrópico atende a população de cerca de 30 municípios, que somam um entorno de 600 mil habitantes. A instituição é referência nos serviços de maternidade, UTI Neonatal, Nefrologia e Oncologia. Além disso, o HNSD atende as especialidades de Nefrologia, Oncologia, Cirurgia geral, SADT’S(RX, mamografia, laboratório, ressonância magnética, e outros), Pronto Socorro, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia; dentre outras.