SES-MG confirma morte de macacos por febre amarela no estado

A SES-MG reforça que não há confirmação de novos casos de febre amarela em humanos em Minas Gerais

 

Conforme resultado de exames laboratoriais liberados hoje (quinta-feira, 7/12) pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi confirmada a morte de macacos no Estado em decorrência de infecção por febre amarela.

Os municípios onde os macacos contaminados foram localizados são os seguintes: 1) Belo Horizonte (no Parque das Mangabeiras); 2) Congonhas; 3) Esmeraldas; 4) Nova Lima; e 5) Santana do Deserto.

Considerando o presente cenário de circulação do vírus da Febre Amarela Silvestre na Região Sudeste do país, faz-se o alerta quanto à necessidade de investigação de rumores de morte de macacos e da intensificação da vacinação nos municípios com coberturas abaixo de 95%. Em especial atenção aos municípios que fazem parte das Unidades Regionais de Saúde: Belo Horizonte, Itabira, Barbacena, São João Del Rei, Alfenas, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis, Passos, Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba.

Vacinação

A SES-MG reforça a necessidade da população desses municípios se vacinarem contra a febre amarela, conforme calendário nacional. Hoje, as Unidades Básicas de Saúde (também conhecidas como Postos de Saúde) encontram-se abastecidas  e  a SES-MG possui em seu estoque 1,4 milhão de vacinas.  Pessoas entre nove meses e 59 anos de idade devem se vacinar. Apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção ao longo de toda a vida.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

Compartilhar esse post