O governo federal prepara medida provisória para destinar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para um programa de financiamento das Santa Casas e hospitais filantrópicos com juros diferenciados. O socorro visa proporcionar um alívio para a crise financeira enfrentada há anos pelas instituições hospitalares filantrópicas, cujo endividamento será discutido em audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado hoje.
Na prática, o governo usará recursos de investimentos em áreas como habitação e saneamento básico, feitos com dinheiro do FGTS, para salvar as Santas Casas e hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em visita a Montes Claros, no Norte de Minas, onde ele esteve em três hospitais filantrópicos e inaugurou ampliação de serviço de atendimento a pacientes com câncer (Santa Casa e Dilson Godinho) e dois centros de tratamento intensivo (CTIs), um adulto e um neonatal) no Hospital Mário Ribeiro.