A Federassantas criou o projeto das COMISSÕES TÉCNICAS para atender demandas dos filantrópicos nas áreas de suprimentos, recursos humanos, remuneração Médica, saúde suplementar e Sistema Único de Saúde. As comissões irão fornecer informações estratégicas para as instituições de saúde filiadas para amparar a tomada de decisão dos gestores. O projeto teve andamento interno, com a elaboração dos módulos que irão fazer parte do Referencial Federassantas. Essa plataforma, reunirá todas as informações apuradas pelas comissões e serão disponibilizadas de forma online, com garantia do sigilo dos participantes. Agora, começa a implantação das atividades em campo. A primeira Comissão a ser implantada será a Comissão Técnica de Suprimentos, na Regional Zona da Mata.
COMISSÃO DE SUPRIMENTOS
A definição da Regional Zona da Mata está relacionada ao número de hospitais integrantes e, também, porque a equipe técnica da Federassantas recebeu importante apoio da Santa Casa de Juiz de Fora; Casa de Caridade de Leopoldina e do Hospital São Paulo na consolidação dos itens que, posteriormente, foram inseridos no Referencial Federassantas. A Comissão Técnica de Suprimentos na Regional Zona da Mata conta com a participação efetiva dos Hospitais Cesar Leite de Manhuaçu, Casa de Caridade Leopoldinense, Santa Casa de Juiz de Fora, CEBAMS de Barbacena, Instituto Nossa Senhora do Carmo, Casa de Caridade de Carangola, Hospital de Cataguases, Hospital do Câncer de Muriaé, Hospital Santa Isabel, Hospital São Paulo, Hospital São Sebastião.
Após algumas discussões e ajustes foram definidos 42 itens entre material médico e medicamentos pertencentes à curva A de consumo, e o preenchimento pelos hospitais participantes contemplam as informações das competências abril, maio e junho. O prazo para finalização do preenchimento é 31 de julho de 2018, e, após a essa etapa, a equipe técnica da Federassantas fará um encontro para apresentação dos resultados obtidos e pactuação das próximas etapas. Ainda ampliaremos o preenchimento para as Regionais Vales, Centro e Triângulo e a expectativa é que, assim como na Regional Zona da Mata, será possível contar com a participação de um grande número de instituições.
TRABALHO ASSERTIVO
A implantação gradativa das Comissões Técnicas foi uma estratégia adotada para que os trabalhos consigam atender de forma mais assertiva às demandas locais e após investimento na contratação de mais um profissional da Federassantas para integrar a equipe técnica. Com mais um colaborador na equipe foi possível desenvolver uma apuração mais detalhada das informações necessárias para dar início às atividades de cada uma das comissões. Isso possibilitou, também, o início das atividades da Comissão Técnica de Recursos Humanos que, nesse caso, serão realizadas na Regional Sul. O critério adotado para a escolha dessa regional também está relacionado a maior representatividade em número de instituições.
A Comissão Técnica de Recursos Humanos tem como integrantes os hospitais Hospital Universitário Alzira Velano, Santa Casa de Misericórdia de Andradas, Hospital de Carmo de Minas, AISI – Hospital Escola de Itajubá, Santa Casa De Misericórdia De Itajubá, Hospital Antônio Moreira Da Costa Santa Rita Sapucaí, Santa Casa De Paraiso. Em 25 de julho de 2018 realizaremos a primeira reunião da Comissão Técnica de Recursos Humanos na Regional Sul, onde será apresentada a plataforma, que será utilizada pelos hospitais, alguns conceitos básicos da comissão, cargos que serão trabalhados, além da participação de todos os envolvidos na criação da identidade da comissão. O próximo passo será a implantação da Comissão de Remuneração Médica pelas Regionais Oeste e Norte, conjuntamente.
A Federassantas conta com o apoio e participação de todos os hospitais para que o trabalho desempenhado pelas comissões se torne efetivamente um ganho real para todos os filiados à federação. Cabe reforçar que o trabalho das Comissões técnicas só teve início com a qualificação necessária porque os hospitais filiados mantiveram o compromisso de investir na expansão da Federassantas, com a implantação de uma equipe cada vez mais preparada para oferecer mais amparo e defender as demandas de todos que, juntos, lutam para salvar vidas!
Por: Franciane Rocha Borges Esteves
FEDERASSANTAS NA ESTRADA
A primeira reunião da Comissão de Suprimentos, na Regional Zona da Mata, vai marcar uma proposta diferenciada de cobertura. A Franciane Esteves, assessora técnica da Federassantas vai registrar os detalhes da viagem e da reunião. É uma espécie de diário de bordo, com vídeo registro para que todos os filiados possam acompanhar tudo o que está sendo realizado. Os vídeos vão ser postados no canal da Federassantas no Youtube. Você não pode perder!
Assessoria de Comunicação