Internações por AVC entre crianças e adolescentes crescem 84% em Minas

O derrame não é doença exclusiva de adultos. Mesmo em menor proporção, crianças também são vítimas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam crescimento de 84% nas internações dos menores de 14 anos em Minas, de 2016 a 2018. Até setembro, 35 casos foram registrados, contra 19 há dois anos. Acompanhamento médico desde o nascimento é a recomendação de especialistas para descobrir a tempo a enfermidade.

Dores de cabeça intensas, dormência em partes do corpo e alterações de fala e humor, por exemplo, são sinais de que algo está errado, alertam os profissionais da saúde. A atenção aos sintomas é reforçada com o Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado na próxima segunda-feira.

“A criança pode ter a patologia durante a gestação, por problema de coagulação sanguínea da mãe, mas também em toda a infância e adolescência, originando-se a partir de uma doença secundária”, explica a neuropediatra Liubiana Arantes de Araújo, professora do Departamento de Pediatria da UFMG.

Saiba mais em: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/interna%C3%A7%C3%B5es-por-avc-entre-crian%C3%A7as-e-adolescentes-crescem-84-em-minas-1.666502

Fonte: Portal Hoje em Dia 

Compartilhar esse post