Com a Acreditação ONA a unidade de saúde reforça a sua missão de ofertar saúde com excelência para toda população do Leste de Minas
Hoje, quando o paciente procura um hospital ou clínica para realizar um tratamento, ele, além de avaliar o investimento em tecnologia, modernas instalações e novos procedimentos e exames, leva em conta, principalmente o quanto aquela instituição é segura para ele. Pensando nisso, o Hospital Bom Samaritano (HBS) adotou uma série de padrões internacionais de qualidade e conquistou a Acreditação Hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituto que mede a qualidade do atendimento de saúde.
Em todo Brasil, dos 6820 hospitais em funcionamento – segundo o Relatório da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), 325 possuem a Acreditação. Com este certificado o HBS entra para a lista que tem inclusive os hospitais de referência da capital mineira, como Felício Rocho, Madre Teresa, Mater Dei entre outros.
Segundo o superintendente administrativo do HBS, Elvis Andrade, “a Acreditação é um reconhecimento conseguido por poucas instituições hospitalares no nosso País. Tal conceito mostra todo o nosso compromisso em garantir uma assistência à saúde com qualidade, segurança, responsabilidade e dignidade oferecidas aos usuários. Parabéns a todos os nossos profissionais da saúde e administração que, reconhecendo a importância do evento e do momento, da fraqueza tiraram forças e superando diversos obstáculos fizeram a instituição vitoriosa”, ainda completou, “a certificação é um grande ganho para o paciente, colocamos a disposição da comunidade um hospital que adota protocolos de segurança”.
Entenda o processo de acreditação
De acordo com a gerente de qualidade do HBS, Samilly Januth, o processo de acreditação foi iniciado há três anos, “nosso primeiro passo foi a implementação dos 5’S do hospital – senso de arrumação, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de higiene e saúde e o senso da auto disciplina, nesse momento foi um verdadeiro choque no hospital, mudamos toda nossa rotina, desde os hábitos no administrativo, como: ordenação de pastas, documentos, padronização de etiquetas, arquivos, passando pela conscientização sobre a importância de manter os ambientes limpos, desde quem visita o hospital até o fornecedor que utiliza nosso espaço para entrega de materiais, com isso conseguimos criar um padrão de organização”.
Depois do primeiro passo a instituição passou para a organização dos processos, segundo a gerente de qualidade, “nessa etapa mapeamos o relacionamento/práticas de trabalho de todos os setores. A partir daí, os coordenadores conseguiram enxergar melhor quem é seu cliente, quem é o seu fornecedor ou com ele interage, isso provocou um avanço operacional significativo nos processos”.
A terceira etapa para a acreditação foi o gerenciamento de riscos, “nesse momento pontuamos os riscos inerentes de cada setor, probabilidade dele tornar realidade, a sua gravidade, e o que poderia ser feito para prevenir, com esse cenário conseguimos criar um monitoramento e mecanismos eficientes de prevenção’, explica Samilly.
Hospital Bom Samaritano
O Hospital Bom Samaritano há 18 anos em funcionamento (completa 19 em maio de 2019) é mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, há 71 anos trabalhando em prol da saúde dos valadarenses e de toda a região.
Hoje, o HBS é considerado um Complexo Hospitalar, tem cerca de 1.440 colaboradores (considerando os terceirizados) e é responsável por cerca de 20% dos leitos hospitalares da cidade. É considerado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em oncologia e radioterapia (Portarias Nº 256de 27/7/2009 e nº 237 de 26/5/2011), em Cirurgias Oncológicas (Portarias Nº 256 de 27/7/2009 e nº 237 de 26/5/2011), obesidadegrave para Cirurgia de Redução de Estômago (Portaria Nº 496de 29/5/2012), Implante Coclear – Ouvido Biônico (Portaria Nº418 de 25/11/2009), Traumatologia e Ortopedia (Portaria Nº1.189 de 22/9/2016) e atendimento Cardiovascular – cirurgiacardíaca (Portaria nº 448 de 27/4/2016) e pela (Portaria Nº1.639 de 1/10/2015) administra a UPA 24 horas, consideradaTipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS).
Recentemente, o parque tecnológico do seu Serviço de Diagnóstico por Imagem foi totalmente renovado com a aquisição de um novo Tomógrafo Digital com 64 canais, Um Raio X Digital, Um Mamógrafo Digital e dois aparelhos de Ultrassonografia.
O HBS tem 76.91% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS o que reforça seu caráter filantrópico e os outros 23.09% de atendimentos restantes de convênios e particulares. Números de 2018, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora mostra que foram realizados 8.791 internações hospitalares e 269.255 atendimentos ambulatoriais. No setor de Imagem, que realiza exames como: biópsia, mamografia, raios-x, tomografia e ultrassom, foram 37.578 procedimentos e o Laboratório Bom Samaritano atendeu em média 150 pacientes por dia.
O que é a Acreditação?
Considerada o ISO da Saúde, a Acreditação é um processo em que as unidades de saúde utilizam para reforçar a segurançados serviços prestados ao paciente, isso significa que os profissionais são constantemente treinados para identificar antecipadamente os riscos possíveis que podem ocorrer durante um atendimento a um usuário e, com isso evitarem que esses riscos se tornem uma realidade.
Para conquistar o certificado de Acreditação o hospital precisou implementar uma série de protocolos, padrões de atendimentos e processos assistenciais seguindo normas específicas, que no caso do Brasil são definidas pela ONA.
O processo de Acreditação é voluntariado e periodicamente, durante o período de validade do certificado, a instituição acreditada é avaliada pela certificadora.
ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Com foco na segurança do paciente, tem como objetivo a promoção do processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.
A ONA ultiliza a metodologia pela International Society for Quality in Health Care(ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
O Certificado
O certificado do Hospital Bom Samaritano foi homologado no dia 11 de março de 2019 e tem validade até 2021. Para conquista-lo , em novembro de 2018 e em janeiro de 2019 uma equipe do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora, esteve em Governador Valadares e, em visita a unidade, avaliou todos os atendimentos ofertados pelo hospital.
Acesse o portal da ONA (ona.org.br/OrganizacoesCertificadas) e confira a validação da Acreditação da Beneficência Social Bom Samaritano.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Bom Samaritano