Profissionais de ouro

No dia do Profissional de Saúde, Santa Casa de Juiz de Fora faz homenagem “cinematográfica” aos colaboradores

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em decisão publicada pelo Cofen, declarou 2021 como Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores. Na Santa Casa de Juiz de Fora, nossa maneira de agradecer e comemorar o Dia Mundial dos Profissionais de Saúde (12/05) é demonstrando sua importância, digna de prêmio. 

Por isso, nos dias 12 e 13/05, às 6h45 e 18h45, os profissionais foram e serão surpreendidos ao chegarem no hospital para trabalhar. Logo na portaria de entrada dos funcionários, um tapete em led introduzirá a homenagem, seguida de música ao vivo, tocada por instrumentistas. Ainda, ao longo da semana, os profissionais receberão como presente um troféu, em formato de Palma de Ouro, e um kit com máscara e álcool em gel.  

A Palma de Ouro surgiu de uma tradição do Império Romano; quando os generais voltavam de suas batalhas, eram recebidos com a entrega de folhas de palmeira em uma bandeja de prata, a mais alta honraria romana. Hoje, esse símbolo se tornou troféu da grande premiação de cinema de Cannes e a nossa forma de lembrar dos principais protagonistas da luta pela vida e por dias melhores na pandemia de Covid-19: os profissionais de saúde.  

A ação é uma iniciativa da Comissão de Humanização da Santa Casa. Esta comissão atende às orientações do Ministério da Saúde, que instituiu a Política Nacional de Humanização (PNH) para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema. É um grupo, formado por colaboradores, sistematizado, participativo e deliberativo, que de forma organizada e democrática se destina a implementar uma política Institucional de sensibilização, implementação e implantação da Humanização na assistência plena à saúde. 

Por: Mylena Oliveira – Assessoria de Comunicação Santa Casa de Juiz de Fora

Compartilhar esse post