Por: Ana Paula Paixão, Mariana Castello Branco, Júlia Cunha, Braulio Rinco, Matheus Tavares e colaboração de Camila Madeira
Cinco hospitais filantrópicos filiados à Federassantas foram contemplados pelo “Prêmio Excelência da Saúde 2021”, um reconhecimento aos hospitais, operadoras de saúde e grupos empresariais que alcançaram alta performance em diversas vertentes da gestão nos últimos 12 meses. A premiação aconteceu durante o “9º Fórum Healthcare Business 2021”, em Natal, no dia 16 de outubro.
Categoria Filantropia
Esta é a terceira vez que a Santa Casa Montes Claros é homenageada pelo evento. No ano passado, a instituição foi premiada com o troféu Excelência da Saúde 2020 – Melhores da Década. Já em 2018 e 2019, o hospital foi vencedor dentro da categoria “Melhor Hospital Filantrópico do País”. Para o superintendente da Instituição, Maurício Sérgio Sousa e Silva, receber o prêmio em nome da Santa Casa de Montes Claros foi um grande prazer, pois se trata de um evento muito importante, no qual grandes hospitais como o Sírio-Libanês, Albert Einstein e Hcor também foram reconhecidos pela excelência em seus atendimentos.
“É muito gratificante representar nossa Santa Casa por todo país. Agradeço ao corpo clínico, a todos os colaboradores, ao Arcebispo Dom Justino e ao Provedor Gilson Caldeira pela confiança depositada em nosso trabalho. Também agradeço a toda população que apoia e confia na Santa Casa de Montes Claros. Esse reconhecimento coroa um trabalho de 150 anos. Um título extremamente relevante que nos dá ainda mais motivos para podermos comemorar esta data tão marcante para o hospital. Parabéns e obrigado a todos”, disse.
Responsabilidade Socioambiental
A Rede Paulo de Tarso foi contemplada na categoria “Responsabilidade Socioambiental” junto com a Fundação Hospitalar São Francisco, também de Belo Horizonte. Para a instituição, a conquista se deve ao seu comprometimento e dos seus colaboradores com a implementação de iniciativas socioambientais em busca de ser um hospital 100% sustentável. O Hospital de Transição Paulo de Tarso foi o primeiro em Belo Horizonte a implementar uma usina fotovoltaica para geração da própria energia. Foi pioneiro também ao substituir o sistema de iluminação para a tecnologia em LED e adquirir sistema de aquecimento solar com apoio a gás. Além disso, conquistou o título de “Hospital Sem Papel” – iniciativa 100% digital que envolveu a capacitação de todos os colaboradores para uso de certificados eletrônicos para assinatura dos prontuários.
Recentemente, inaugurou no Hospital de Transição Paulo de Tarso uma nova Unidade de Cuidados Continuados (UCC), construída tendo a responsabilidade socioambiental como um dos mais importantes pilares. Manteve ainda a aprovação do Licenciamento de Operação Ambiental (LOA) apesar de toda a complexidade do processo na área hospitalar e deu continuidade ao rigoroso controle do Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos (PRECEND) e do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) perante os órgãos ambientais e vigilância sanitária. Concluiu também a implantação de um novo sistema de climatização central que percorre todo o hospital com fluxo de gás refrigerante variável – uma tecnologia de ponta que garante o melhor desempenho energético e o menor impacto ambiental em relação aos modelos tradicionais de ar-condicionado.
De acordo com o CEO da Rede Paulo de Tarso, Carlos Costa, o reconhecimento é motivo de orgulho: “estabelecer um planejamento estratégico com objetivos de crescimento sustentável, oferecendo maior qualidade e segurança assistencial, associado a uma contínua preocupação com a responsabilidade socioambiental, sempre nos exigiu uma grande necessidade de inovação em gestão, resiliência e disciplina. Características que quando associadas a uma forte cultura organizacional, capaz de compreender a importância do bem coletivo, se mostraram fundamentais ao crescimento e reconhecimento da Rede Paulo de Tarso como elo complementar e fundamental ao sistema de saúde contemporâneo. Dedico esse prêmio a todos os funcionários da instituição e, em especial, à equipe da Gerência de Operações, que tem trabalhado incansavelmente para que essas iniciativas virem realidade. A saúde não para de evoluir e a Rede Paulo de Tarso também não. Vamos em frente!”
Dupla conquista
Na mesma categoria – Responsabilidade Socioambiental, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis foi agraciada devido aos esforços investidos nas áreas sociais com a captação de emendas parlamentares e a parceria com empresas privadas. Segundo o Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, esses repasses ajudam a instituição a oferecer aos colaboradores mais estrutura para trabalharem e um tratamento melhor para os pacientes, principalmente durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Esse é mais um reconhecimento ao trabalho executado por todos que batalham diariamente em nossa Instituição”, apontou.
Além disso, a Fundação também se destacou no quesito ambiental com o projeto “Hospital Saudável”, que criou um sistema de captação de água da chuva para a utilização nas áreas não assistenciais.
Tecnologia
O Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, foi destaque entre as instituições de saúde que se sobressaíram na área de tecnologia. O Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier – mantenedora da instituição, Dr. Mauro Oscar Lima, esteve presente na solenidade de entrega do prêmio.
“É uma honra para o Hospital Márcio Cunha receber mais uma vez essa premiação. A certificação confirma a eficiência do trabalho diário desenvolvido pelas equipes e reforça nosso direcionamento para a inovação e tecnologia para aprimorarmos sempre nossos processos e resultados assistenciais para transformarmos vidas”, afirmou o diretor.
Arquitetura e Engenharia
Depois de 53 anos de existência e após diversas melhorias em sua estrutura, o Complexo de Saúde São João de Deus recebeu o prêmio nacional que o posiciona como uma das mais importantes instituições de saúde do país na categoria Arquitetura e Engenharia. O destaque ficou por conta da nova fachada da instituição e das reformas realizadas em todo o Complexo que trouxe mais segurança e comodidade a todos os usuários. A condecoração oferecida pela revista Heathcare Management foi entregue à Gerente de Infraestrutura do Complexo de Saúde São João de Deus, Luana Resende Fiore.
“A fachada não só ofereceu um novo visual para a edificação como também supriu às necessidades em termos de funcionamento, acessos, fluxos, dentre outros. Além desta importante entrega, a gestão desta que é a maior instituição hospitalar e de saúde da região Centro-Oeste de Minas Gerais priorizou a estruturação do Prédio 1, que já possui 54 anos de história, possibilitando à ela ter condições de segurança e modernização para o desenvolvimento de qualquer atividade assistencial. A nossa estrutura, seja elétrica ou hidráulica, principalmente do Prédio 1, era bem precária e somente com essa gestão que de fato foi priorizada. Temos trabalhado em outros grandes projetos, como a nova unidade de Nefrologia, ampliação da UTI Adulto e a criação do Ambulatório de Bucomaxilo. A atual gestão do Complexo de Saúde São João de Deus tem realizado tudo aquilo que a Engenharia vislumbrava e não era visto ou investido por mais de 50 anos por apenas ser compreendido como um custo e não um investimento, por outras gestões. Hoje, conseguimos caminhar de forma paralela com todos estes projetos, realizando a modernização de diversos espaços que tornam a nossa instituição ainda mais segura e confortável!”, disse Luana.
Representantes da Rede Paulo de Tarso Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da Santa Casa Montes Claros Mauro Oscar Lima, diretor Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier Prêmio recebido pelo Complexo de Saúde São João de Deus