A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá foi escolhida juntamente com mais 16 instituições de Minas Gerais para o Projeto “Saúde em Nossas Mãos”. Foram 391 participantes no total. O Projeto, com apoio do Governo Federal terá duração de 2 anos e tem o objetivo de reduzir em pelo menos 30% as infecções hospitalares relacionadas à assistência em saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa também salvar vidas, reduzir gastos e fortalecer a segurança do paciente nas unidades.
Profissionais dos Hospitais de Excelência do PROADI-SUS (Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês) e Ministério da Saúde, serão responsáveis pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como o suporte contínuo e visitas.
Essa seleção do “Saúde em Nossas Mãos” mobilizou profissionais de UTI, Núcleos de Segurança do Paciente, Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e as diretorias dos hospitais. O projeto utilizará uma metodologia colaborativa onde “todos ensinam e todos aprendem”.
Durante o triênio 2017-2020, participaram do projeto 120 hospitais em todo o Brasil. Juntos, 115 hospitais chegaram ao final e conseguiram evitar 7.634 infecções, economizaram R$ 354 milhões e, o principal, salvaram 2.687 vidas.
A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá expressa gratidão por poder fazer parte de um grupo tão seleto e cumprir o seu principal objetivo: Salvar Vidas!
Por: Marketing Santa Casa de Itajubá