Oportunidade de debater, construir e definir projetos e ações voltados para o setor da saúde e dos hospitais filantrópicos
Na próxima terça-feira (18), o Hospital Bom Samaritano (HBS) vai ser palco de mais uma edição da Jornada das Reuniões Regionais promovida pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), que reúne 44 hospitais, sendo o Hospital Samaritano um dos mais representativos do setor, em 41 cidades da Regional Vales, que reúne as regiões Leste, Vale do Aço e Nordeste, que vão discutir o “Papel dos hospitais filantrópicos na reconstrução do SUS”.
O evento que busca debater e definir projetos e ações voltados para o setor de hospitais filantrópicos terá a participação da presidente da Federassantas, Kátia Rocha, de membros do Ministério Público e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais e de representantes de todos os hospitais associados da Regional Vales.
Para a Presidente da Federassantas Kátia Rocha, “a Jornada das Reuniões Regionais é uma oportunidade de aproximação com os hospitais, para que possamos traçar estratégias conjuntas, de acordo com a realidade de cada região. Além disso, promove o diálogo permanente entre o Ministério Público, COSEMS, Secretários Municipais de Saúde e os Hospitais Filantrópicos que sabem exatamente quais são os principais problemas que vêm os afligindo. A partir desse diálogo, nós entendemos quais as ações devemos tomar de maneira conjunta em relação ao desequilíbrio econômico-financeiro”.
Durante a programação, a gerente de qualidade do HBS, Samilly Januth vai apresentar um case sobre a “Inversão da subnotificação de incidentes e eventos adversos”. “Desde 2020 quando começamos a fazer a notificação, tivemos números crescentes e consideráveis de notificações sobre a segurança do paciente. O evento é uma oportunidade para mostramos o que temos conquistado e os resultados obtidos, uma verdadeira troca de experiências, buscando sempre melhorar a qualidade do nosso atendimento prezando sempre o lado do paciente, sem contar que isso foi fundamental nossa certificação pela ONA”, afirma.
As inscrições para a Jornada de Reuniões Regionais Vales podem ser feitas no site da Federassantas no link:
https://www.sysfedera.org/cursos/curso_detalhes.php?id_turma=757
Programação completa
10h30 – Abertura
Katia Rocha-Presidente da Federassantas
10h40 – Papel dos hospitais beneficentes na reconstrução do SUS
Cristiano da Mata – Ministério Público de Minas Gerais
Ranieiri Martinelli – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde/MG
11h30 – Precisamos falar sobre Saúde Mental
João Batista Magro
Apresentação de Cases de Sucesso
Samilly Januth-HBS
Ananias Pinheiro
12h – Intervalo
14h10 – Apresentação de Cases de Sucesso
Samilly Januth-HBS
Ananias Pinheiro
15h – Intervalo
15h30 – Apresentação das Estratégias Institucionais para o fortalecimento do setor
Katia Rocha-Presidente da Federassantas
Adelziso Vidal-Superintendente da Federassantas
17h – Encerramento
Complexo Hospitalar Bom Samaritano
Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 74 anos trabalha em prol da saúde dos valadarenses e de moradores dos mais de 86 municípios de todo Vale do Rio Doce, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 22 anos, mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do Câncer de Governador Valadares).
É considerado um Complexo Hospitalar, tem cerca de 1.440 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 40% dos leitos hospitalares da cidade. O HBS teve em 2021, 88,53% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS o que reforça seu caráter filantrópico e os outros 11.47% de atendimentos restantes são de convênios, particulares e filantropia.
Números de 2021, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora, mostram que foram realizados 8.054 internações hospitalares e 310.479 atendimentos ambulatoriais.
O Hospital Bom Samaritano conta com residência médica, autorizada pelo MEC, nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Intensivista, Oncologia Clínica e Oftalmologia e tem convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora e com a Univale, ambos para garantir espaço de estágio aos estudantes, cumprindo seu papel e sua missão junto à comunidade onde está inserido.
E considerado referência em alta complexidade para toda a região nas áreas de Oncologia, Nefrologia, Cirurgia Bariátrica, Ouvido Biônico, Cardiologia, Traumatologia e Ortopedia, sendo todos serviços os credenciados pelo SUS e administra UPA 24h, considerada Tipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS).
Fonte: Assessoria Óbvio – Lígia Heringer