Hospital Dilson Godinho executa obras e serviços para prevenção de combate a sinistros

Novo sistema em execução custará R$ 1 milhão e terá recursos próprios e do Governo Federal

O Hospital Dilson Godinho (HDG) já iniciou a execução das obras e serviços com o objetivo de implantar o novo sistema de prevenção e combate a sinistros em suas unidades. O projeto, já aprovado pelo Corpo de Bombeiros, está orçado em cerca de R$ 1 milhão e atende a todas as normas de segurança. Além do investimento em equipamentos, acessórios e sistemas dos mais modernos e de eficiência comprovada, a instituição também tem investido em seu pessoal.

No primeiro semestre, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a pedido da Procuradoria Municipal, reuniu representantes dos hospitais da cidade sobre providências a serem adotadas visando a regularização do funcionamento das entidades hospitalares locais junto ao Município de Montes Claros, especialmente quanto às providências necessárias à obtenção de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e de consequente expedição de Alvará Definitivo de Localização e Funcionamento.

Dos hospitais da cidade, que funcionam com Alvará Provisório, apenas parte possui projeto de Prevenção e Combate a Sinistros aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar, dentre eles o Dilson Godinho, que já iniciou a implantação das atualizações exigidas. Porém, reformas e ampliações das unidades de internação e atendimento público exigem adequações constantes ao projeto original. Na reunião que serviu para que as instituições e as autoridades discutissem sobre o assunto, que é de grande importância, para a segurança dos pacientes e de todos que trafegam dentro dos hospitais.

Além dos promotores de justiça, procuradores municipais e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar, participaram da reunião demais representantes dos hospitais de Montes Claros.

 

AÇÕES NO DILSON GODINHO

Atendendo as recomendações e aprovados pelas autoridades municipais, o projeto elaborado pelo setor de engenharia do Hospital Dilson Godinho(HDG) contempla todos os dispositivos para prevenção e combate a sinistros, como casa para bombas de água, caixa d’água para reserva técnica com capacidade para 20 mil litros, instalação de extintores de incêndio tipo pó químico Seco (PQS) para incêndios de classes “A”, “B” e “C”. As unidades também serão atendidas com sistema de combate a incêndios através de mangueiras, com 34 hidrantes de parede divididos em quatro pavimentos, com conexão a um hidrante de passeio independente para uso exclusivo do Corpo de Bombeiros.

Todas as rampas, corredores, áreas de circulação comuns e rotas que levem a evacuação rápida e segura da edificação já estão devidamente sinalizadas por sistema de placas orientativas indicando o sentido de saída, dispostas em locais de perfeita leitura visual. Estas áreas também foram providas de iluminação de emergência em todos os níveis, inclusive nas escadas.

O sistema de alarme de incêndio terá quatro centrais com capacidade de conexão para até 1.000 dispositivos, acionadores manuais do tipo quebra vidro, sensores de fumaça e temperatura, sinalizadores audiovisuais, além de conexão com dispositivos de comando supervisionados pelo painel e dispositivos de supervisão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Dilson Godinho 

Compartilhar esse post