Faculdade de Saúde Santa Casa BH forma primeiras turmas do curso de Libras para profissionais da saúde

Faculdade de Saúde Santa Casa BH forma primeiras turmas do curso de Libras para profissionais da saúde

No total, cinco turmas compostas por profissionais da Santa Casa BH e da Prefeitura de Belo Horizonte concluíram a formação 

Em uma cerimônia marcada pela emoção e compromisso social, profissionais da Santa Casa BH e da Prefeitura de Belo Horizonte celebraram, no último dia 26 de janeiro, a primeira formatura do curso “Qualificação em Libras para Profissionais da Saúde”. No total, cinco turmas concluíram as aulas, que são ministradas na Faculdade de Saúde Santa Casa BH e representam um passo crucial na busca por uma saúde mais inclusiva e acessível.

A iniciativa, promovida pelas Gerências de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos; Gestão de Pessoas e Auditoria e Compliance, por meio do Programa Diversidade e Inclusão, visa capacitar os profissionais da saúde em Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Além de contar com a participação ativa dos colaboradores da Santa Casa BH e da Prefeitura de Belo Horizonte, o curso recebeu apoio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde (PRONAS) e tem patrocínio das empresas Minerita Minerios Itauna Ltda., BMG BELGO Arames e Vale S.A.

Em março deste ano, acontecerá a conclusão de mais três turmas do curso que estão em andamento. Ao final desse ciclo de desenvolvimento, a instituição terá qualificado 240 profissionais da saúde na língua brasileira de sinais.

Diversidade e inclusão 

O compromisso da Santa Casa BH com a inclusão se destaca nessa iniciativa, que vai além da capacitação em Libras, como explica a gerente de Auditoria e Compliance, Gabriela Araújo. “A instituição tem buscado, continuamente, promover um ambiente mais plural e diverso, assegurando não só uma comunicação efetiva com a comunidade surda, mas também outros meios para se tornar mais acessível para todos. Ao proporcionar a formação em Libras para seus profissionais, a Santa Casa BH reforça seu papel na construção de uma sociedade mais igualitária e aberta à diversidade”, pontua. 

O curso não se limita apenas aos profissionais da Santa Casa BH, estendendo-se também aos indicados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH). Essa abordagem abrangente visa garantir que os profissionais de saúde estejam aptos a estabelecer uma comunicação eficaz e sensível com pacientes surdos e com deficiência auditiva em toda a cidade.

“Essa capacitação atende aos requisitos legais de inclusão, mas também contribui de maneira significativa para a melhoria da qualidade de vida da comunidade surda. Mais do que isso, tanto as instituições quanto os profissionais reforçam seu compromisso de oferecer uma saúde de ponta para todos, alinhando-se aos valores de respeito, diversidade e acessibilidade”, completa Gabriela.

Assessoria de Imprensa: Laio Amaral

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post