HUCM-MG expande o perfil epidemiológico no VIII Comitê Assistencial Externo
Resultados foram apresentados pelo Escritório de Valor em Saúde
O Hospital Universitário Ciências Médicas realizou o VIII Comitê Assistencial Externo no início do mês de julho. A iniciativa teve o objetivo de expandir o perfil epidemiológico da instituição por meio do sistema Diagnosis Related Groups (DRG), que utiliza uma metodologia de categorização de pacientes internados em hospitais. A ação também tratou de pautas sobre valor em saúde em prol do aprimoramento dos processos assistenciais do hospital.
Entre os dados apresentados pelo Escritório de Valor em Saúde (EVS), foram destaques a média de permanência, ou seja, o tempo médio em dias que os pacientes permanecem internados no hospital, e a eficiência operacional, que são as habilidades do hospital em conduzir as atividades de maneira eficaz, otimizando o uso de recursos, minimizando desperdícios e alcançando resultados positivos na prestação da assistência.
Para aplicar a metodologia do DRG no HUCM-MG, o EVS organiza reuniões de governança clínica com todas as especialidades médicas com a finalidade de apresentar o cenário de cada uma delas e realizar o repasse dos dados que são estratégicos, tais como: média de permanência, complexidade dos pacientes atendidos, condições adquiridas, eficiência operacional, entre outros. Nessas reuniões, também são definidas ações voltadas para a segurança do paciente e para o desenvolvimento positivo dos dados.
De acordo com a gerente do EVS, Roberta Matoso, o sistema DRG visa monitorar os resultados assistenciais com foco na qualidade e na segurança do paciente para promover uma gestão sustentável. “O DRG apoia a eficiência da alocação dos recursos e incentiva a qualidade nos cuidados, facilitando a análise de dados de saúde, permitindo um melhor acompanhamento dos pacientes e uma gestão mais eficiente dos cuidados de saúde, na busca de aprimorar os melhores resultados clínicos.”
Escritório de Valor em Saúde
O Escritório de Valor em Saúde (EVS) é uma estrutura organizacional que contempla os profissionais qualificados para o mapeamento de processos institucionais. O principal objetivo do EVS é difundir a cultura de valor em saúde por meio da melhoria contínua dos fluxos, proporcionando economia (otimização de recursos e redução de desperdícios), ganho de qualidade na assistência prestada e investimento na formação de profissionais de saúde.
A estrutura de atuação do EVS centraliza as ações da Auditoria Hospitalar, do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), do Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal (NQSB) e da Governança Clínica.
Assessoria de Imprensa: Eduardo Camargo