Hospital de Barroso inaugura nova sala de emergência com foco em segurança, conforto e agilidade para os pacientes
O Hospital de Barroso tem uma nova Sala de Emergência. O espaço, projetado para atender pacientes em situações críticas e urgentes, proporcionando cuidados imediatos e intensivos, foi construído com recursos próprios, atendendo aos conceitos mais modernos de arquitetura hospitalar. A sala foi projetada para proporcionar um ambiente mais adequado e acolhedor no cuidado emergencial, priorizando a privacidade dos pacientes, além de facilitar o acesso ágil e eficaz aos equipamentos e materiais essenciais.
A melhoria reflete o compromisso da instituição com a excelência no atendimento de urgência e emergência, visando sempre o bem-estar e a saúde de todos os que buscam por cuidados hospitalares. A nova estrutura inclui uma porta lateral para agilizar o atendimento de pacientes críticos, uma régua de gases medicinais para facilitar a conexão de equipamentos essenciais, além de maior visibilidade para a equipe médica, respeitando assim todas as normas vigentes para seu funcionamento.
O projeto é da arquiteta e urbanista Cristiane Abrantes que buscou atender aos três pilares exigidos na execução da obra, ou seja, privacidade do paciente, funcionalidade para o profissional e agilidade no fluxo do atendimento. “Atendendo a esses três pilares foi possível pensar em um local mais humanizado e confortável, e foi nesse conceito que o projeto e execução da obra se estabeleceram”, que destacou: “além do bem estar e funcionalidade estamos falando de um ambiente de cura e prevenção. Ao projetarmos um espaço em ambiente hospitalar procuramos tornar locais que de forma geral são hostis e tristes em ambientes que possam proporcionar esperança e bem estar.
A arquitetura hospitalar trabalha junto com soluções que vão desde o pensamento em locais salubres, como por exemplo pensar em iluminação e ventilação, como transformar de maneira sutil o local em um ambiente acolhedor. Juntamente a tudo isso, seguimos normas que são orientadas pelo Ministério da saúde para que esses ambientes de saúde prezem sempre pela não oferecimento de risco ao paciente ou ao profissional.
“A inauguração da nova sala de emergência representa um avanço significativo na infraestrutura do hospital e reforça o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar dos pacientes não só de Barroso como de toda a região”, assegura o presidente do INSC, André Sacramento.
Homenagem
A nova Sala de Emergência recebeu o nome do médico João Epifânio Pinto. Essa homenagem é um reconhecimento à sua trajetória na instituição, onde foi admitido em agosto de 1981 como médico e, posteriormente, como médico plantonista a partir de fevereiro de 1993 a agosto de 2020. Foi diretor clínico e coordenador de Plantão, assegurou André Sacramento, presidente do Instituto Nossa Senhora do Carmo (INSC).
Na solenidade de inauguração Dr. João Pinto foi recebido com aplausos e carinho pelos funcionários e familiares presentes. E, junto com André Sacramento, descerrou a fita. Na sequência, visitaram as instalações.
Dr. João nasceu em 26 de agosto de 1953, em São João Del Rei e formou-se em Medicina pela “Fundação Presidente Antônio Carlos” Faculdade de Medicina de Barbacena em 12 de dezembro de 1980.
Assessoria de Imprensa: Gisele Bicalho