Encontro discute planejamento para 2025, novos modelos de remuneração e fortalecimento dos hospitais filantrópicos no Brasil
Na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) realizou a 52ª Reunião do Conselho Consultivo, em Brasília-DF.
Presidida por Tereza Campos, presidente do Conselho Consultivo e Jader Pires, vice-presidente do Conselho Consultivo, esta foi a primeira reunião presencial do ano do conselho. O encontro, que teve início às 10h, abordou temas estratégicos para o setor filantrópico da saúde, com destaque para o planejamento das ações prioritárias para 2025.
Entre os principais pontos discutidos estiveram as estratégias para otimizar a negociação conjunta com operadoras de saúde, o debate sobre modelos de remuneração para serviços de alta complexidade, como transplantes, cirurgias cardíacas, neurocirurgias e oncologia, assim como dos serviços de hemodiálise, além da análise da política de incentivo aos Hospitais de Ensino.
Também foram apresentados informes institucionais da CMB, incluindo a regulamentação da Lei nº 14.820/24 e a pesquisa CMED, bem como atualizações sobre o 33º Congresso CMB e projetos em andamento.
Ao final da reunião, o presidente da CMB, Mirocles Véras, se fez presente para compartilhar as últimas informações sobre as pautas e agendas que impactam o setor filantrópico de saude.
Desta primeira reunião surgiram dois grupos de trabalho, que vão atuar em duas pautas de grande relevância para nossos hospitais:
a) o grupo que desenvolverá propostas do setor para as especialidades de transplante, oncologia, cardiologia, neurocirurgia, hemodiálise e também a política de hospitais de ensino;
b) e o grupo que deverá trabalhar o ciclo de receita e os desafios dos nossos hospitais na saúde suplementar e na relação com as operadoras de planos de saúde.
A próxima reunião do Conselho Consultivo está agendada para acontecer durante a Feira Hospitalar, em São Paulo, no dia 20 de maio.
Fonte: CMB