Seis hospitais filantrópicos de Minas Gerais estão no ranking dos melhores do mundo

Na categoria Brasil da Newsweek e a Statista instituições filiadas à Federassantas aparecem em destaque

A saúde global está passando por uma verdadeira revolução. De acordo com a plataforma de dados Statista, o número de hospitais ao redor do mundo deve ultrapassar a marca de 215 mil até 2026. Com tantas opções disponíveis, é difícil para os pacientes encontrarem os melhores locais para tratamento. Pensando nisso, a Newsweek e a Statista divulgaram o ranking dos “Melhores Hospitais do Mundo 2025”, oferecendo uma visão detalhada e personalizada das melhores instituições médicas do planeta, com classificações por país.

Este ano, a lista inclui hospitais de 30 países, como Brasil, Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Cingapura. Para chegar a essa seleção, foi realizado um processo de avaliação rigoroso que envolveu milhares de especialistas médicos e dados de experiência dos pacientes. A pesquisa leva em consideração critérios como a qualidade do atendimento, a satisfação dos pacientes e a implementação de medidas de resultado, como os PROMs (Medidas de Resultado Relatadas pelo Paciente), que avaliam a percepção dos pacientes sobre seu bem-estar e qualidade de vida.

Entre os destaques globais estão a Mayo Clinic (Rochester), a Cleveland Clinic, o Toronto General – University Health Network, o The Johns Hopkins Hospital e o Karolinska Universitetssjukhuset. A classificação de cada hospital é baseada em um modelo de pontuação que inclui as recomendações de especialistas, métricas de qualidade hospitalar e dados sobre a implementação de PROMs, com um peso maior para a qualidade do atendimento.

A pesquisa também incorpora dados de satisfação do paciente e métricas de qualidade hospitalar coletadas de fontes públicas. Essas informações são essenciais para pacientes e profissionais de saúde que buscam tomar decisões mais informadas sobre onde receber o melhor atendimento médico. Além disso, a metodologia de pesquisa conta com o apoio do International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM), garantindo que os dados de saúde sejam utilizados para promover cuidados de saúde baseados em valor.

Em um cenário global com tantas opções, a lista da Newsweek e da Statista surge como uma ferramenta indispensável para quem busca qualidade no atendimento médico. Com mais de 2.400 hospitais classificados, esse ranking tem como objetivo fornecer aos pacientes, famílias e líderes de saúde as melhores informações disponíveis para escolher a melhor instituição para o cuidado de sua saúde.

Confirma a lista das instituições mineiras (ranking Brasil):

. 19° Lugar – Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte, com 71,70% de pontuação

. 24° Lugar – Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, com 71,07% de pontuação

. 27° Lugar – Márcio Cunha, em Itapinga, com 70,93% de pontuação

. 45° Lugar – Santa Casa de Montes Claros, em Montes Claros, com 70,14%

. 53° Lugar – Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em Juiz de Fora, com 69,64%

. 65° Lugar – Hospital São João de Deus, em Divinópolis, com 68,94%

 

Fonte: Newsweek e a Statista, com Ascom Federassantas.

Compartilhar esse post