Mais que um selo, um propósito: Hospital São Francisco reafirma qualidade com acreditação ONA 2

Segundo o superintendente-geral da instituição, Helder Yankous, a manutenção da certificação ONA 2 mostra o contínuo compromisso do HSF com a segurança, a qualidade e, principalmente, a humanização no atendimento aos pacientes do SUS. “A manutenção dessa certificação é um reflexo do esforço coletivo de toda a nossa equipe, que trabalha com dedicação para oferecer um cuidado seguro, acolhedor e de excelência!”, afirma Yankous.

Ainda de acordo com Yankous esse reconhecimento é, antes de tudo, uma validação da nossa missão de sermos um hospital de confiança para a comunidade. Concedida pela Organização Nacional de Acreditação, a Acreditação ONA é um dos mais importantes selos de qualidade na saúde. Ela é concedida a instituições que cumprem rigorosos padrões de gestão, segurança e assistência ao paciente. O Nível 2, denominado “Acreditado Pleno”, vai além da eficiência operacional. Ele também atesta o compromisso da instituição com a melhoria contínua e a atenção integral aos pacientes.

Carla Araújo, gerente de Qualidade e Governança Assistencial da HSF explica que a manutenção da acreditação ONA não se resume a aspectos técnicos. “Estamos focados em oferecer um atendimento que não se limita ao cuidado clínico, mas que também prioriza o conforto, a dignidade e o bem-estar emocional dos nossos pacientes”.

O processo para manter a Acreditação ONA é desafiador e exige a adoção de práticas rigorosas, incluindo a gestão de riscos, a segurança do paciente, a capacitação contínua dos profissionais e a eficácia nos processos clínicos. Carla Araújo ressalta que a manutenção do selo “é um reconhecimento ao trabalho árduo e dedicado de toda a nossa equipe”. De acordo com dados da ONA, em Minas Gerais existem 120 instituições acreditadas. “Mais do que um selo, essa acreditação é uma comprovação de que estamos, de fato, no caminho certo para oferecer excelência em saúde à comunidade mineira“, completa.


DADOS

A cada ano que passa o Hospital São Francisco se consolida como uma referência de excelência em saúde. A instituição não apenas cuidados médicos de qualidade, mas também um atendimento que acolhe, respeita e valoriza o ser humano em todas as suas necessidades.

Com a manutenção da acreditação ONA 2 e o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 2024, o HSF realizou mais de um milhão de atendimentos e procedimentos, incluindo cirurgias, internações, sessões de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, consultas, exames de imagem e análises clínicas.  Além de Belo Horizonte, nosso atendimento atingiu outros 492 municípios em todas as regiões do Estado de Minas Gerais. Atendemos também pacientes de outros 58 municípios de 19 estados.

Atualmente, o HSF tem 325 leitos, sendo 60 deles de CTI’s. Até o final do ano, a instituição contará com mais 70 leitos e quatro novas salas cirúrgicas, que já estão em construção na unidade Concórdia, em parceria com o Governo do Estado. Esses novos leitos irão possibilitar um aumento de 34% na nossa capacidade de atendimento a pacientes SUS de alta complexidade em todas nossas 41 especialidades.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital São Francisco

Compartilhar esse post