Carreta da Família Santa Casa BH comemora um ano de sucesso e realiza evento em Santa Luzia

A comemoração pelo aniversário da Carreta da Família, unidade móvel de saúde oncológica SUS ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, às 10h, e contará com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima; da gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Sara Oliveira; do coordenador da Carreta da Família, João Bontempo; do presidente da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), José Marcílio Nunes Filho; além de autoridades públicas como o secretário de Saúde de Santa Luzia, Rodrigo Gazeto, e o prefeito do município, Paulo Bigodinho.

Desde o início da trajetória pelas estradas de Minas Gerais, a Carreta da Família percorreu diversas cidades, levando educação em saúde, realizando rastreios oncológicos e possibilitando o diagnóstico precoce do câncer. O projeto, fruto de uma parceria entre a Santa Casa BH e a CAPE, já realizou mais de 1.870 atendimentos em sete municípios, proporcionando acesso à saúde e melhorando a qualidade de vida da população.

Equipada com mamógrafo, raio-x e dermatoscópio, a unidade conta com uma equipe altamente qualificada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, composta por médicos, enfermeiros e técnicos. Além de realizar exames, o projeto capacita equipes da Atenção Primária à Saúde das cidades, garantindo que o cuidado iniciado tenha continuidade após a passagem da unidade móvel.

“Nossa abordagem integrada garante não apenas o rastreio e a possibilidade de um diagnóstico precoce, mas também um acompanhamento eficaz e contínuo por meio da equipe de Navegação, que atua como um elo essencial entre os pacientes e os serviços de saúde”, explica o coordenador da Carreta da Família.

“A Carreta da Família é mais do que uma unidade móvel. Ela representa o compromisso inabalável da Santa Casa BH em levar saúde e dignidade às regiões mais distantes. É a extensão da excelência e do cuidado que são a marca da nossa instituição”, ressalta o provedor da Santa Casa BH.

Os municípios atendidos neste primeiro ano de projeto foram Serro, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serra Azul de Minas, Gouveia, Presidente Kubitschek e Moeda, com foco em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e acesso restrito a serviços especializados.

A Expedição Santa Luzia começou no último dia  31 de março e segue até 4 de abril, na Av. VIII, nº 50 – Carreira Comprida, em frente à Prefeitura de Santa Luzia. De acordo com o prefeito Paulo Bigodinho, durante essa semana espera-se realizar mais de 400 exames gratuitos, com foco na prevenção e detecção precoce de câncer de mama, pele e pulmão.

DIA DE FESTA PARA POPULAÇÃO

Além da cerimônia oficial, o dia 3 de abril será marcado por uma programação especial voltada para toda a população de Santa Luzia que será atendida pela Carreta da Família Santa Casa BH. O evento contará com distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além de atividades de recreação, como pula-pula para as crianças. Haverá também aferição de pressão e glicemia, reforçando o compromisso da Santa Casa BH com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.

A iniciativa em prol da saúde dos mineiros é fruto do empenho de profissionais dedicados e de uma ampla rede de parceiros. A CAPE, idealizadora da Carreta da Família, liderou sua viabilização com recursos próprios e com o apoio dos Supermercados BH, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para custear a operação do projeto.

Fonte: Assessoria de comunicação da Santa Casa-BH

Compartilhar esse post