Durante a Assembleia Geral Ordinária de 2025, realizada no dia 25 de abril, a Federassantas apresentou as demonstrações financeiras e o relatório da Diretoria, referentes à 2024, demonstrando a consolidação do protagonismo no fortalecimento das santas casas e hospitais filantrópicos de Minas Gerais. As atividades iniciaram com abertura oficial pela presidente da Federassantas, Kátia Rocha, e pelo superintendente da instituição Adelziso Vidal – Junior. Entre os participantes atentos à prestação de contas estavam representantes de hospitais filiados e o vice-presidente de Administração e Finanças da Federassantas Daniel Porto Soares; o vice-presidente de Comunicação Social Ramon Duarte e o vice-presidente de Relações Institucionais, Helder Yankous. E por motivos de saúde, a vice-presidente de Saúde Suplementar, Rita Casto, não pode comparecer.
Lorena Scalzo, gestora de Finanças e Administração da Federassantas, apresentou os resultados que evidenciam um cenário de crescimento sólido e gestão estratégica. Com um aumento de 5% no número de filiados, uma expressiva recuperação de valores a receber e a valorização do patrimônio, o Ativo Total da entidade registrou um crescimento de 12,66%. A Federassantas encerrou o ano de 2024 com superávit, e suas contas foram aprovadas por unanimidade pelos votantes presentes.
CONQUISTAS
Na sequência, o superintendente da Federassantas seguiu a apresentação explicando que no campo técnico e jurídico a Federassantas intensificou a atuação com alta taxa de deferimentos em processos de renovação de CEBAS; agendas técnicas com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e contribuição na publicação da Nota Técnica nº 21/2024, que reconheceu a necessidade de ajustes no Valora Minas. A entidade ainda, segundo ele, elaborou 16 legislações comentadas e 20 documentos jurídicos estratégicos, além de consolidar parceria com a FIPECAFI para a estruturação de estudos de apuração de custos, fundamentais para as tratativas acerca do necessário equilíbrio econômico e financeiro das instituições. Ainda de acordo com o superintendente, em 2024, grandes projetos marcaram o calendário da Federassantas. O Integra Saúde debateu alternativas para o financiamento sustentável do setor, enquanto o Conexão Federassantas expandiu o diálogo regional com reuniões presenciais em 11 regionais, contando com a participação efetiva de representantes de 50% dos hospitais filiados. Já o Prêmio Federassantas de Boas Práticas 175 participantes de 47 instituições de saúde, enquanto o Centro de Educação Corporativa (CEC) atingiu um novo patamar com 331 profissionais formados e a criação de novos cursos de especialização. “No âmbito institucional, a Federassantas tem se mantido à disposição e cada vez mais próxima das instituições filiadas, buscando fortalecer, de maneira sustentável, suas entregas à sociedade e aos governos. Nosso compromisso é valorizar o setor, estruturando de forma renovada algo que é essencial para todos: a participação complementar no sistema público de saúde, de modo sustentável e gerando valor para todos os atores envolvidos”, afirma Adelziso Vidal – Junior.
Com aprovação unanime da prestação de contas do exercício de 2024, apresentação do Relatório da Diretoria e apreciação do Parecer do Conselho Fiscal, a presidente da Federassantas, Kátia Rocha, destacou a essência do trabalho da entidade e reforçou o compromisso com a sustentabilidade e a valorização das instituições filantrópicas. “Temos a honra de desenvolver um trabalho como o que nós desenvolvemos para um setor tão relevante para nossa sociedade. O nosso cidadão conquista sua dignidade, com toda certeza, passando pelas nossas instituições. E é com esse espírito que a gente quer continuar desenvolvendo esse trabalho tão nobre, que é representar o setor. A nossa missão é mostrar para a sociedade o nosso valor e colaborar efetivamente para que as nossas instituições sigam seus caminhos com sustentabilidade. Sustentabilidade é a palavra que sempre perseguiu a nossa gestão!”, declarou.
RECONHECIMENTO
O diretor-presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, de Divinópolis, André Valler, elogiou o trabalho da Federassantas. Para ele, a apresentação foi extremamente didática e permitiu uma visão clara da atuação da entidade em prol dos seus filiados. Valler destacou três grandes projetos: a comprovação do real custo da prestação de serviços ao SUS, essencial para evidenciar o déficit operacional e pleitear novos valores; o suporte na obtenção e renovação do CEBAS, que ele classificou como “incomparável”; e os cursos de capacitação e pós-graduação que têm qualificado tanto gestores quanto equipes operacionais das instituições. “A atuação da Federassantas nos capacita a enfrentar os desafios com mais preparo e segurança”, ressaltou Valler.
O presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros, Paulo César Gonçalves de Almeida, também fez questão de compartilhar sua visão sobre a importância da Federassantas. Para ele, a instituição representa muito mais do que números ou serviços técnicos: é um espaço de acolhimento, compromisso e ação real em defesa dos hospitais filantrópicos. Paulo César frisou a relevância do trabalho prático da Federassantas, ressaltando que o que faz a diferença não é o discurso, mas os resultados concretos. “Hoje, graças à confiança na Federassantas, conseguimos sair do discurso para a prática. Em Montes Claros, atingimos conquistas reais na contratualização e na sustentabilidade hospitalar”, comemorou.
Com uma base financeira robusta, projetos estratégicos em curso e o reconhecimento dos seus filiados, a Federassantas encerrou a Assembleia reafirmando seu compromisso de continuar sendo a voz, o apoio e a força que sustentam a saúde filantrópica em Minas Gerais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Federassantas