Hospital São Francisco abriu inscrições para o I Fórum Internacional de Ortopedia e Traumatologia

O Setor de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Francisco (HSF), em Belo Horizonte, completa 15 anos de atuação em 2025 e celebra a data com a realização do I Fórum Internacional de Ortopedia e Traumatologia: Inovação e Futuro da Medicina. As inscrições para o fórum e a submissão de trabalhos científicos já começaram , por meio da plataforma Sympla: I Fórum Internacional de Ortopedia e Traumatologia – FHSFA. Reunindo especialistas, profissionais da saúde e estudantes para debater os avanços da área, o evento será realizado no dia 6 de setembro. Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário no Sympla e selecionar a opção correspondente ao seu perfil: autor principal, ouvinte e participante Hands On.

Hands On

O evento contará com palestras, apresentação de pesquisas e atividades práticas, como os módulos “Hands On”, com vagas limitadas para cursos voltados a médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Esses profissionais e estudantes terão a oportunidade de participar de experiências práticas e altamente especializadas durante o fórum.
Os módulos Hands On acontecerão em data distinta da programação principal, com três cursos imersivos e apenas oito vagas por turma: Imobilização Ortopédica, Ultrassonografia Musculoesquelética, Punção e Infiltração Articulares.

A limitação de vagas tem o objetivo de garantir uma formação técnica aprofundada e personalizada aos participantes.
Segundo o diretor técnico da Unidade Santa Lúcia do HSF, ortopedista e traumatologista Rodrigo Otávio Araújo, as atividades Hands On representam um diferencial da programação do fórum ao unir teoria e prática de forma intensiva, promovendo o aprimoramento de habilidades clínicas em um ambiente altamente qualificado. A participação é restrita aos inscritos no evento principal, e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Rodrigo Araújo explica ainda que o oferecimento de três cursos práticos simultâneos permite que os participantes vivenciem técnicas essenciais da ortopedia contemporânea de forma aplicada e interativa. Ele destaca que o I Fórum de Ortopedia e Traumatologia do HSF reforça o compromisso da instituição em ser referência em ensino, pesquisa e assistência de excelência, contribuindo para o avanço da medicina e a formação contínua de seus profissionais e parceiros.


Referência em Ortopedia

Considerado um dos principais hospitais de alta complexidade de Minas Gerais, o HSF é referência na realização de cirurgias ortopédicas, liderando o ranking no Estado, segundo dados do DataSUS.
Com 40 especialidades médicas, a instituição se prepara para expandir ainda mais sua estrutura, com a inauguração de 70 novos leitos, quatro salas cirúrgicas, ampliação da Central de Material e Esterilização, quatro novos consultórios ambulatoriais e uma nova sala de Raio-X. Para viabilizar essa expansão na unidade Concórdia, o HSF conta com parceria do Governo de Minas. A previsão é que a capacidade de atendimento cresça cerca de 34%.
Atualmente, o hospital conta com 325 leitos, sendo 60 de terapia intensiva (CTIs), distribuídos entre as unidades Concórdia e Santa Lúcia.


No ano passado, o Hospital São Francisco ultrapassou a marca de 1 milhão de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses atendimentos incluem cirurgias, internações, sessões de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, consultas e exames, com pacientes vindos de diversas regiões de Minas Gerais.
Com atendimento 100% voltado ao SUS, acreditação ONA – Nível 2 e o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a instituição desenvolve suas ações com humanização, segurança e qualidade assistencial. Em 2024, o HSF atendeu pacientes de 492 municípios de todas as regiões de Minas Gerais.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital São Francisco.

Compartilhar esse post