Ao completar 54 anos de história, o Instituto Mário Penna consolida um dos avanços mais emblemáticos da saúde filantrópica em Minas Gerais: o Hospital Luxemburgo, principal unidade hospitalar da instituição, agora é 100% dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essa conquista reafirma o compromisso da instituição com a assistência gratuita e de excelência aos pacientes que mais precisam, reforçando sua missão histórica de cuidar com qualidade e humanização.
Como parte da estratégia institucional para garantir a continuidade e a sustentabilidade deste modelo, a instituição anuncia a implantação de uma nova unidade hospitalar na Avenida Raja Gabáglia, uma das principais vias de Belo Horizonte. A localização estratégica integra a unidade ao corredor de saúde da capital, além de se manter próximo ao Hospital Luxemburgo. O novo hospital funcionará em um prédio já existente, que está passando por adequações estruturais e tecnológicas para garantir a melhor estrutura assistencial de atendimento.
Para que o Hospital Luxemburgo conclua sua transição para 100% SUS, a nova unidade absorverá os pacientes da saúde suplementar e particulares, mantendo a realização dos atendimentos e os pilares da Rede Mário Penna, com foco na expansão da capacidade e na alta eficiência. Essa realocação é o que garantirá o fôlego financeiro necessário para a expansão dos atendimentos gratuitos, sem comprometer a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados à população que depende do sistema público.
Com aproximadamente 14.100m² de área construída, podendo ser ampliada para 18.500m², e 16 andares disponíveis, a unidade poderá oferecer entre 150 e 200 leitos, mantendo o atendimento com corpo clínico e equipe multidisciplinar altamente qualificados, além de serviços de imagem completos.
O projeto também visa um pronto atendimento resolutivo, com diversas especialidades e clínicas médicas, alta eficiência de logística nas 10 salas previstas para o centro cirúrgico e investimentos em tecnologia de ponta, como cirurgias robóticas e equipamentos avançados. A unidade contará ainda com serviços de apoio próprios, incluindo estrutura completa para diagnóstico por imagem, reforçando o compromisso da instituição com um atendimento integral, humanizado e cada vez mais completo. Essa estrutura amplia a capacidade de atender tanto os usuários da saúde suplementar quanto, estrategicamente, serviços de alta complexidade também voltados ao SUS, como os transplantes e exames avançados. “Este é um novo capítulo construído com o esforço da nossa equipe e da nossa comunidade de doadores que nos apoiam desde o início dessa história, mas sobretudo, se sustenta no nosso compromisso com a saúde pública. Crescer, para nós, é garantir que o SUS continue sendo uma realidade digna para milhares de pacientes em Minas Gerais”, afirma Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto.
O anúncio oficial da nova unidade foi feito durante o 3° Jantar Beneficente do Mário Penna, no dia 26 de junho, no Contemporâneo Hall, com a presença de parlamentares, empresas parceiras, apoiadores, representantes da sociedade civil e colaboradores da instituição.
Neste momento histórico, o apoio da sociedade se faz mais necessário do que nunca. A consolidação do Hospital Luxemburgo como 100% SUS e a implantação da nova unidade hospitalar exigem um esforço coletivo para garantir que o atendimento gratuito e de excelência continue alcançando milhares de pacientes. Com a essência filantrópica da instituição, as doações seguem fundamentais para manter e expandir essa rede, que alia tecnologia, humanização e compromisso com a vida. Cada contribuição fortalece a corrente de solidariedade que sustenta o trabalho do Instituto e permite que avanços como esses se tornem realidade. Cada doação se transforma em estrutura, cuidado e esperança. Apoie, participe e caminhe ao lado do Instituto Mário Penna.
Sobre o Hospital Luxemburgo
Ao longo de 39 anos, o Hospital Luxemburgo se mantém como referência na assistência ao paciente oncológico e carrega o legado de ser um dos três Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs) de Minas Gerais. A cada ano, milhares de pessoas encontram na instituição um atendimento de ponta, que une tecnologia, pesquisa e, principalmente, humanização. Em sua nova fase, marcada pela consolidação do 100% SUS, a unidade prevê a abertura de 20 novos leitos de UTI e 60 de enfermaria, além de uma modernização estrutural, a implantação de elevadores e melhorias na logística interna da unidade.
Outras unidades
Inaugurado em 2023 e conhecido por muitos pela localização que abrigava o antigo Hospital Mário Penna, o Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS) se tornou um dos mais modernos centros de diagnósticos e tratamentos de Minas Gerais. Seu serviço é voltado para o atendimento a pacientes oncológicos e de outras especialidades da saúde suplementar e particular, com um espaço inovador, mas que mantém o legado da Rede Mário Penna. Além de 19 consultórios médicos e 20 cadeiras de quimioterapia, a unidade oferece conforto e estrutura moderna para atendimento em diversas especialidades, além do apoio de todos os exames complementares essenciais, com foco em práticas preventivas e diagnóstico precoce.
A Casa de Apoio Beatriz Ferraz surgiu em 2006, da união dos lares Célia Janotti e Januário Carneiro, para acolher pacientes oncológicos, principalmente do interior do estado, em tratamentos nas unidades do Instituto Mário Penna. Localizada no bairro Santa Efigênia, a casa oferece hospedagem, alimentação, atendimento psicológico, lazer, atividades recreativas, transporte e outros recursos aos hóspedes de forma gratuita.
Por meio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação, o Mário Penna também se destaca no meio científico. Com foco na ampliação de projetos acadêmicos e na inovação diagnóstica do câncer, a unidade promove eventos e atividades para a capacitação contínua de sua equipe e dissemina conhecimentos relevantes sobre diagnóstico e tratamento de patologias oncológicas. Além disso, atua em parceria com a indústria farmacêutica na validação de novas terapias, oferecendo esperança de tratamento para pacientes, e realiza pesquisas translacionais inovadoras e estratégicas para avanços no diagnóstico, monitoramento e tratamento do câncer.
Em fevereiro de 2023, o Mário Penna ganhou, por meio de licitação, a concessão para administrar o Hospital Regional de Teófilo Otoni. Para o início dos atendimentos previstos para o fim de 2025, o hospital deverá contar com cerca de 2 mil colaboradores, capacitados para atuar com foco na humanização e na qualidade da assistência, alinhados ao compromisso do Instituto Mário Penna ao longo de seus 53 anos de história. A unidade também ofertará cerca de 400 leitos e ampliará os serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas.