Hospital Evangélico de BH zera fila de espera para hemodiálise em Contagem

A segunda maior unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE), em Contagem, ampliou recentemente a capacidade de atendimento para eliminar a fila de espera para o tratamento de hemodiálise no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com a instalação de novas máquinas, a clínica — que atualmente atende 679 pacientes — passa a oferecer o tratamento para mais 44 pessoas com diagnóstico de doença renal crônica (DRC) por meio do SUS, moradores de Contagem, Ibirité e Brumadinho. 

“Os pacientes que estavam na fila de espera em Contagem já foram todos notificados e a equipe multidisciplinar da unidade está pronta para recebê-los. Hoje temos quatro salões ativos e dispomos de um espaço adicional de 100 metros quadrados, que pode ser ativado conforme a demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem”, destaca Perseu Perruci, superintendente executivo do HE. 

A unidade é a única do grupo HE que oferece o tratamento conservador — realizado por meio do uso de medicamentos e do acompanhamento periódico de exames — e tem, ainda, 59 pacientes em diálise peritoneal inscritos. Essa modalidade permite que o processo de filtragem do sangue seja realizado no domicílio, durante o sono, desde que haja indicação médica e que a residência atenda às normas de segurança e higiene necessárias.

Além dos atendimentos próprios, a instituição filantrópica também presta serviço de diálise externa ao Hospital Municipal de Contagem, com mais de 300 sessões mensais realizadas para pacientes internados que necessitam desse tratamento. “Inaugurada em 2009, a unidade de Nefrologia de Contagem atualmente supre todas as demandas da especialidade via SUS no município”, enfatiza a médica nefrologista responsável pela unidade, Daniela Avelar Barra.

Além de Contagem, o HE mantém duas unidades de Nefrologia em Belo Horizonte — uma no bairro Funcionários e outra em Venda Nova, totalizando 2,5 mil pacientes em tratamento de hemodiálise. As sessões são realizadas três vezes por semana, com duração média de quatro horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa: Melt Comunicação

Compartilhar esse post