“ENFERMARIA DOS HORRORES” marca semana mundial da segurança do paciente, em Uberaba

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Segurança do Paciente (17/09), o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Hélio Angotti, mais uma vez, levou atualização e conhecimento aos profissionais, por meio de uma dinâmica chamada “Enfermaria dos Horrores”. A forma inusitada de tratar do assunto, agradou os participantes.

No palco do anfiteatro da instituição, foi colocado um leito, com boneco, simulando uma situação real de paciente. Todos os protocolos que asseguram a segurança do paciente foram seguidos, porém, com alguns “errinhos” que deveriam ser identificados pelos colaboradores. De posse do prontuário, onde as informações corretas estavam presentes, eles foram desafiados pela coordenadora do NSP, enfermeira Rafaella Valadão, a apontar onde estavam as irregularidades.

“Nós estamos em constante atualização dos nossos profissionais para que, a cada dia, as equipes estejam ainda mais atentas aos protocolos instituídos em nosso hospital. E, apresentar situações realísticas, tem se mostrado uma forma em que fica mais fácil a visualização e a memorização do que não fazer no dia a dia com o nosso bem mais precioso, que é nosso paciente”, explicou Rafaella.

Além da simulação em diversos horários, o NSP também distribuiu “cartas aos pacientes”, com informações sobre como evitar lesões por pressão, infecções hospitalares, o que fazer para garantir cirurgias seguras, garantir a identificação do paciente e evitar quedas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Hélio Angotti

 

Compartilhar esse post