Federassantas alerta sobre a importância de repasse urgente do Teto MAC para hospitais filantrópicos

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) transferiu, ontem (21), R$ 2,4 bilhões para Fundos de Saúde estaduais e municipais para pagamento dos Tetos Estadual e Municipal da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC), referentes à novembro

Para o superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal, agora, é fundamental que os gestores públicos tenham a consciência da urgência e a agilidade necessária no repasse para os hospitais.  “Muitos hospitais dependem desse dinheiro para honrar com compromissos financeiros como folha de pagamento dos funcionários, médicos, acerto com fornecedores, pagamento dos honorários médicos e vários outros gastos necessários, comuns da administração hospitalar”, Adelziso Vidal. Ainda de acordo com ele, a Federassantas já contatou a Secretaria Estadual de Saúde para pedir agilidade no processo de repasse do Teto  MAC para hospitais filantrópicos, que recebem pelo Fundo Estadual de Saúde. Representantes do COSEMS também foram acionados pela Federassantas para reforçar aos secretários sobre a necessidade de se agilizar o processo de pagamento aos hospitais.

O Ministério da Saúde informou em nota que além dos Tetos MAC, o FNS repassou a fundos municipais de saúde, R$ 171,8 milhões provenientes de emendas parlamentares impositivas, destinados aos blocos da Atenção Básica, Investimento e Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

O detalhamento dos repasses pode ser consultado no site do FNS: www.fns.saude.gov.br, no menu “Repasses do Dia”.

Compartilhar esse post