COM DOAÇÕES, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS REFORMA UTI NEONATAL E SE PREPARA PARA REFORMAR PEDIATRIA

O Projeto Intersetorial em Prol do Atendimento (PIPA) está realizando reformas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Sete Lagoas. A proposta, que conta com doações, vai abraçar também o setor de Pediatria.

Por: Assessoria de Comunicação HNSG

Tudo começou em setembro de 2015, quando o setor de Operações realizou uma análise de riscos e, com o resultado, solicitou a reforma e a interdição de alguns leitos por causa de goteiras. A gerente de Operações, Daylane Fernandes, assume que tiveram que “optar pela segurança para depois optar pela melhoria da ambiência da UTI Neo”.

Diante da diminuição significativa de leitos, a empresa OMR Componentes Automotivos deu o primeiro passo para início da obra e doou um novo telhado para o complexo da UTI Neonatal. Foi desenvolvido um projeto junto à Vigilância Sanitária (VISA) para adaptar temporariamente a UTI Neo em outro ambiente, com o objetivo de manter a assistência preservada.

A utilização de mão de obra interna reduziu os custos da obra e contribuiu para a execução mais rápida. Uma grande mobilização foi realizada para adequação da mudança do setor que está em local provisório desde o dia 28 de março deste ano.

Aproveitando a mudança temporária, a enfermeira coordenadora da UTI Neo, Lilia Borelli, teve a ideia de preencher o ambiente sóbrio da UTI com cores do fundo do mar, ficando mais calmo e acolhedor. Lilia, então, pediu ajuda para a coordenadora de Comunicação e Marketing da Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG), e do setor de Operações para dar sequência ao PIPA e colocar a proposta em prática.

Já transcorreram alguns dias do prazo dado pela VISA. Nesse período, foi realizada a troca de telhado, com materiais doados pela OMR, e a pintura do salão da UTI Neo com tintas doadas pela Associação das Voluntárias Senhora das Graças (AVOSG).

Para completar a reforma da UTI Neo, foi doado pela Gellak, JR Gráfica e Aliança Assessoria a plotagem em adesivo vinílico das ilustrações doadas pela publicitária Michelle Rocha. Em breve, os bebês terão um espaço mais aconchegante para seus primeiros dias de vida.

O pioneiro em unir forças para fazer o PIPA voar foi o Coordenador da Rede de Proteção da INSG, Adélio Araújo. Em sua fala aos presentes, Adélio expressou sua alegria e agradecimento pelo início da etapa na Pediatria. “Nós temos que arregimentar todas as forças, todos os segmentos da nossa sociedade em prol da saúde de Sete Lagoas e da salvação de vidas”, analisa.

Pediatria

Para conseguir executar a reforma da Pediatria, o PIPA necessita de firmar parcerias e captar doações de materiais de construção. Portanto, a Irmandade pede auxílio dos empresários locais tanto para reformar o setor quanto para estender o projeto estendendo para a Maternidade.

A arquiteta Regina Márcia Moura doou o projeto arquitetônico de reforma e ampliação do setor que tem mais de 20 anos de existência. O levantamento do material a ser utilizado foi realizado pelo engenheiro Flávio Araujo Costa. O piso para esse setor precisa ser coberto por uma manta vinílica que foi doada por Rômulo Caetano Silva.

Até o momento, o PIPA já conseguiu algumas doações, mas não o suficiente para que o setor de Operações possa executar a reforma. Interessados em se tornar voluntário ou parceiro devem entrar em contato com o setor de Comunicação da INSG por meio do telefone (31) 2107-6145 ou do email barbara.araujo@insg.org.br. Confira a lista completa das necessidades materiais para a obra clicando aqui.

Parceiros: Conselho INSG, Eugênio Costa, Pedro Raimundo Vieira, Diesel Sete Retífica, Giannini Medeiros – Especialista em Arquitetura Hospitalar, Ana Amélia Maciel, Ana Claúdia Braga (Florescer Kids), Sylvia Letícia de Araújo, SeteLagoas.com.br.

Saiba mais sobre o PIPA

O Projeto Intersetorial em Prol do Atendimento (PIPA) nasceu do olhar diferenciado do setor de Comunicação e Marketing da INSG, que enxergaram no trabalho coletivo e voluntário a possibilidade de uma atuação com sinergia para a melhora do ambiente e do atendimento hospitalar.

Compartilhar esse post