HOSPITAL DE CÂNCER DE UBERABA TERÁ UNIDADE AVANÇADA NO TRIÂNGULO

Por: Paulo Ferreira/Assessoria de Comunicação | Hospital Dr. Hélio Angotti-Uberaba/MG

Oficializada na manhã de sábado (13/05) a parceria entre a Associação de Combate a Câncer do Brasil Central (ACCBC) e a Prefeitura de Iturama, visando à implantação da unidade do Hospital Dr. Hélio Angotti naquele município do Pontal do Triângulo Mineiro. A assinatura do termo de parceria aconteceu na Câmara Municipal de Iturama, na presença de diversas autoridades e da comunidade ituramense.

“A descentralização vai facilitar a vida dos pacientes de Iturama e região, que hoje se deslocam cerca de 300 quilômetros para procedimentos em Uberaba”, destacou o presidente da ACCBC/Hospital Dr. Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi.
A unidade de Oncologia do Hospital Dr. Hélio Angotti em Iturama vai funcionar em ala do Hospital do Povo, que será adaptado para abrigar esse espaço dedicado a prevenção e tratamento de câncer. Para tanto, já foram viabilizados inicialmente R$ 3,7 milhões do Ministério da Saúde.

Um esforço suprapartidário reúne prefeitos de outras cidades da região como Ituiutaba, Campina Verde, Itapagipe, Carneirinho e Limeira do Oeste, além dos deputados federais Aelton Freitas (PR), Caio Narcio (PSDB), Zé Silva (SD) e Tenente Lúcio (PSB), conforme o prefeito Anderson Bernardes de Oliveira (Anderson Golfão/PMDB).

Segundo Anderson Golfão, “além de agradecer ao deputado Caio Narcio por conseguir os recursos (R$ 3,7 milhões) da primeira etapa da ampliação do Hospital do Povo, vamos cobrar o apoio dos demais parlamentares que também trabalham por Iturama e têm obrigação de também ajudar o nosso Hospital”.

“O número de casos de câncer tem aumentado cada vez mais e esta é mais uma ação dentro da nossa estratégia de união de forças para o atendimento dos pacientes da nossa região. A unidade de Iturama vai possibilitar a realização de parte do tratamento, como o atendimento clínico e de ações de prevenção, exames de rotina, facilitando muito a vida desses pacientes. É realmente um grande avanço”, destacou Délcio.

A prefeita de Itapagipe, Benice Nery Maia, presente na solenidade emocionou a todos com depoimento do que ela própria passou ao enfrentar um câncer. “O câncer não atinge apenas as pessoas, ele atinge toda a família”, narrou Benice tentando segurar as lágrimas.

O deputado federal Caio Narcio disse que “se esta ação ajudar a salvar uma vida já vai ter valido a pena. Mas tenho certeza que vai salvar muitas vidas”. Segundo o parlamentar, o Ministro da Saúde Ricardo Barros compreendeu a necessidade de a Região ter seu próprio atendimento.

 

Compartilhar esse post