Santa Casa de Montes Claros: referência para 2 milhões de habitantes na região Norte

MODELO DE GESTÃO

Obras humanizam atendimento na Santa Casa de Montes Claros

Apesar da crise que se abate sobre os hospitais filantrópicos que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa de Montes Claros vem se destacando, especialmente  no último ano. A Instituição, que é considerada uma das mais bem conceituadas do Estado de Minas Gerais e do Brasil, é reconhecida pela qualidade dos seus serviços e excelência no atendimento.

Referência regional para uma população estimada em dois milhões de habitantes, a atual gestão da instituição deu início a um novo tempo para o maior hospital do Norte de Minas. “Há três anos assumi a missão de dar continuidade aos projetos já desenvolvidos na Santa Casa, trabalhando com o firme propósito de inovar, por meio de uma gestão participativa e compartilhada, de maneira a contribuir com a melhoria da assistência à saúde da população norte-mineira”, diz o Superintendente Maurício Sérgio.

Pensando no desenvolvimento da estrutura física, na modernização tecnológica e, consequentemente na assistência humana; a atual gestão vem buscando alternativas para melhorar o ambiente de atendimento para os pacientes e colaboradores. “Um dos nossos objetivos é humanizar todas as enfermarias do SUS, que contam ao todo com 62 quartos. Para isso, dentro das comemorações dos 145 anos da Santa Casa, lançamos em outubro de 2016, o “Projeto Amigos da Santa Casa”, explica o Superintendente.

Maurício ressalta que o projeto é realizado através de apadrinhamento por parte das empresas da região. Assim, cada “amigo” (pessoa física, entidade de classe ou empresa) apadrinha um ou mais quartos de uma determinada enfermaria. “O resultado dessa ação é surpreendente. Nossa meta é entregar todos os quartos reformados e humanizados até outubro desse ano. Temos 50 quartos apadrinhados, 15 já foram entregues à população”, complementa.

Obras

Além do “Projeto Amigos da Santa Casa”, a atual gestão vem dedicando-se na busca de parcerias para melhoria de outras áreas da instituição. “No último dia 25, entregamos o novo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), que conta com um refeitório com capacidade para 216 pessoas, e um ambiente de integração para os nossos colaboradores. Nossos funcionários precisam do melhor possível e para isso vamos trabalhar cada vez mais para alcançar esse objetivo ”, diz Maurício.

Para o Arcebispo Dom José Alberto Moura, que esteve presente na inauguração do SND, a Santa Casa de Montes Claros é considerada um modelo de gestão participativa. “A Santa Casa é uma santa causa. Vivemos uma crise no país, inclusive na área da saúde, e aqui em Montes Claros a Santa Casa faz um esforço para o bom atendimento, além da prestação de serviço em si, relacionado a parte estrutural”, diz.

Ele ressaltou ainda que, além das obras de ampliação do CTI, que está em andamento e a implementação do elevador; em breve a Santa Casa irá ganhar um novo espaço de lazer, que será destinado tanto para colaborador, quanto para pacientes. “Na área central do hospital existe um pátio onde as pessoas costumam passar parte do tempo. Esse local será transformado em uma pracinha”, conta.


Referência

Atualmente, a Santa Casa tem 392 leitos, 81% deles destinados à assistência pelo SUS e dispõe de estrutura completa, com 30 leitos de CTIs dotados de equipe multiprofissional, treinada e comprometida com a humanização e qualidade do atendimento prestado aos pacientes.  Aliados a tudo isso, fatores como a competência e o profissionalismo de uma equipe formada por mais de 2.000 colaboradores, com corpo clínico altamente especializado, que a consolidam como a mais conceituada instituição de saúde regional.

Cumprindo o firme propósito de trabalhar em defesa da vida, ao longo dos anos, a Santa Casa investe em modernização tecnológica e recursos humanos, com a aquisição de equipamentos e instalação de novos serviços, fatores que consolidam a instituição como a principal referência em atendimento à saúde na região.

Prova disso é que a instituição é o primeiro hospital do interior de Minas Gerais a realizar transplantes de rim, córnea e fígado, com sobrevida superior à média nacional. O hospital foi a primeira Santa Casa do Brasil a possuir o certificado de Hospital Acreditado com Excelência, sendo recertificado em 2016. A Santa Casa conta ainda com centros avançados de diagnóstico e tratamento do câncer, com moderna clínica de radioterapia dotada de equipamentos com tecnologia de ponta para tratamento pelo SUS, incluindo a realização de radio cirurgias. Além disso, a instituição é a segunda maior em Minas Gerais em relação ao número de partos realizados anualmente e é referência em média e alta complexidade, como trauma, oncologia e neurologia.

Um dos quartos reformados pelo Projeto Amigos da Santa Casa

Um dos quartos reformados pelo Projeto Amigos da Santa Casa

 

Refeitório do Serviço de Nutrição e Dietética com capacidade para 216 pessoas
Refeitório do Serviço de Nutrição e Dietética com capacidade para 216 pessoas

Compartilhar esse post