Cientistas buscam alternativas mais eficazes para tratar pacientes em estágios avançados de enfermidades como a psoríase e a artrite reumatoide, doenças autoimunes. Novos remédios biológicos, intervenção genética e na flora intestinal estão entre as opções que vêm sendo testadas.
“O resultado de um sistema imunológico desequilibrado é crônico. O tratamento é igualmente desafiante. Faz umas décadas que começaram a ser exploradas as terapias biológicas, (…) que revolucionaram o tratamento de doenças utilizando porções do sistema imunológico”, diz Leandro Aldunate, gerente médico da Janssen na Área de Imunologia para a América Latina. Diferentemente de um medicamento sintético, o biológico surge de mecanismos vivos, em um processo de fabricação mais minucioso. Tem moléculas maiores, como anticorpos e proteínas — uma das razões para a administração por injeção ou infusão —, e desencadeia respostas mais complexas do sistema de defesa.
Veja reportagem completa em:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/08/06/interna_ciencia_saude,615447/conheca-os-avancos-nos-tratamentos-das-doencas-autoimunes.shtml