Santa Casa de Poços de Caldas promove lives para conscientizar sobre importância da amamentação

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e as equipes da Pediatria e Ginecologia Obstetrícia da Santa Casa prepararam duas lives imperdíveis onde irão abordar assuntos interessantes como pré-natal, amamentação, fisiologia da lactação, Golden Hour e desafios da amamentação.

A primeira live acontecerá nesta terça-feira, 10, às 19h, no Instagram da Santa Casa de Poços de Caldas (@santacasapocos), com a presença da Dra. Manoela Borba, Intensivista Pediátrica e do Dr. Eduardo Ferreira, residente em Ginecologia e Obstetrícia, que falarão sobre pré-natal, amamentação e fisiologia da lactação.

A segunda live será na quinta-feira, 12, também às 19h, com a participação da Dra. Cristine Benetti, residente em Ginecologia e Obstetrícia e da Dra. Raquel Vieira, residente em Pediatria, que abordarão as temáticas Golden Hour, amamentação e desafios da amamentação. Durante as lives serão sorteados brindes aos espectadores.

A Dra. Tábatta Pereira Souza, médica residente da Pediatria, destaca a importância de se ter um mês voltado para o aleitamento materno. “O Agosto Dourado é um mês dedicado inteiramente para o estímulo ao aleitamento materno. A importância disso hoje é justamente esclarecer os benefícios que o leite materno promove para a nutrição e saúde do bebê, na proteção de doenças que esse pode vir a ter na vida e também ressaltar as vantagens da amamentação para a mãe e para o vínculo mãe e bebê”, explica a Dra Tábatta.

Golden Hour

A Dra. Cristine Benetti, residente em Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa, destaca também que a semana da amamentação, que faz parte do Agosto Dourado, incentiva a Golden Hour (ou hora de ouro) que é a primeira hora após o nascimento do bebê, hora essa que é de extrema importância estimular o contato da criança com a mãe e a procura pelo seio.

“Se conseguirmos fazer essa aproximação na primeira hora de vida, a criança conseguirá controlar melhor a glicemia, frequência cardíaca e também ficará mais tranquila. Se passar dessa primeira hora, a criança ficará sonolenta e o incentivo ao contato ficará mais difícil de ser feito. Lembrando que a amamentação ajuda na recuperação do peso no pós-parto, na criação do vínculo afetivo com a criança, fortalece a musculatura da boca do bebê e a correta dentição, e também contribui para a parte imunológica do recém nascido, prevenindo infecções recorrentes. Portanto, é nutricionalmente um leite completo por apresentar vários benefícios tanto à mãe quanto ao bebê”, completa Dra. Cristine Benetti. 

A Semana da Amamentação na Santa Casa de Poços  começou nessa segunda-feira, 09, com arcos de balões decorando a entrada da Maternidade e da Pediatria, exposição sobre tipos de leite materno e as lives que serão realizadas pelas equipes durante a semana.

Por: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Poços de Caldas

Compartilhar esse post