Apesar de raro, câncer de mama masculino também pode ser fatal

De acordo com o Inca, 16.254 brasileiros morreram de câncer de mama em 2016, sendo 16.069 mulheres e apenas 185 homens. Doença pode ser prevenida com hábitos de vida saudáveis.

Apenas 1%. Este é o total de homens acometidos pelo câncer de mama no Brasil em relação às mulheres. A incidência masculina é tão rara e pouco frequente que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), não entra nas estimativas.

De acordo com a mastologista, ginecologista e obstetra Potyra Labonia Matiello, de 41 anos, o diagnóstico do câncer de mama masculino é feito da mesma maneira que o feminino: com mamografia, ultrassom e biópsia.

A diferença é que, como os homens têm menos tecido mamário, o nódulo geralmente é mais facilmente palpável e mais próximo do mamilo. Já nas mulheres, o nódulo pode não ser palpável dependendo da localização na mama, quando está profundo ou quando é menor que 1,5 cm.

Entre os principais sintomas estão saída de secreção, vermelhidão e retração da pele do mamilo e ao redor dele. “Não podemos dizer que a doença é melhor ou pior na mulher do que no homem, pois a evolução depende do tipo de câncer e do estágio no momento do diagnóstico”, explica a médica.

Leia a íntegra em: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/10/30/apesar-de-raro-cancer-de-mama-masculino-tambem-pode-ser-fatal-derruba-a-gente-diz-paciente.ghtml

Fonte: G1

Compartilhar esse post