Artigo: O médico e o mundo FÍGITAL

Mariane Tarabal

Membro fundadora do Core Saúde

Diretora na Rede Mater Dei de Saúde

https://www.linkedin.com/in/marianetarabal/

Se você é um médico tradicional, pouco antenado às inovações tecnológicas, ainda não deve ter escutado a “palavra” fígital. O termo é uma adaptação de PHYGITAL (junção de physical e digital) e representa a união entre os mundos físico e digital. Isso acontece quando, por exemplo, você compra um produto pela internet e retira na loja física. O varejo já está bem adiantado no mundo fígital porque a tendência é que o consumidor tenha experiências no conceito omnichannel, ou seja, a interação com empresas/lojas através de múltiplos canais (telefone, loja física, site, app, etc), de acordo com o que é mais conveniente para o consumidor naquele momento.

Mas, onde entra a saúde? Por que o médico precisa entender tudo isso?

Porque essa não é uma realidade exclusiva do varejo! A saúde também precisa ficar atenta às necessidades do paciente para atendê-lo através de diferentes canais! A saúde precisa estar onde o paciente está e ele está, cada vez mais, no mundo digital (computador, smartphone, etc).

A regulamentação da telemedicina no Brasil veio coroar o processo de transformação digital na saúde, mas mesmo antes dessa prática ser liberada, já vivíamos a realidade da coleta de dados por smartwatches, pesquisas clínicas por telefone e interações com profissionais de saúde intermediadas por devices. O médico precisa estar atento aos diferentes canais de interação com seus pacientes porque a consulta tradicional em consultório já não é mais suficiente!

Operadoras de saúde estão investindo pesado em monitoramento remoto das vidas assistidas. Equipes de saúde já estão saindo de uma postura receptiva, de acolher o paciente quando este procura um serviço de saúde, para uma busca ativa dos usuários para colher informações clínicas, alertar sobre exames, educar sobre doenças e prevenções e estimular práticas saudáveis. Essas estratégias tiram o paciente de uma posição cruel de ser responsável por gerir sua própria saúde sem ter conhecimento para tal!

O cuidado no mundo fígital traz muitos benefícios, especialmente para o paciente que consegue ser assistido em diferentes canais, com um acesso ampliado à saúde. Já os profissionais precisam se manter atualizados sobre as novas modalidades de atendimento e interação com o paciente para não serem “devorados” pela transformação digital.

Compartilhar esse post