Assinatura digital proporciona segurança e praticidade na assistência

A aplicação da tecnologia na assistência médica se tornou um mecanismo indispensável na busca da qualidade e segurança no cenário atual. Diante da crescente necessidade de olhar com atenção para o setor da saúde, os negócios precisam estar fundamentados em processos cada vez mais informatizados, promovendo segurança, agilidade e praticidade na entrega de valor ao usuário. Pensando neste contexto, a SPDATA, na função de provedora de soluções para o mercado, vem produzindo em sua trajetória mecanismos que convergem com as tendências e cenários atuais, potencializando seu negócio.

O Sistema de Gestão Hospitalar (SGH®), ERP e carro-chefe da empresa, conta com a funcionalidade da assinatura digital, em que os profissionais de saúde assinam os documentos gerados no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) de forma eletrônica, eliminando a necessidade de impressão dos documentos, evitando gastos com papel e, consequentemente, gerando economia e agregando valor ao negócio.

A funcionalidade da ferramenta permite que médicos, enfermeiros e demais profissionais envolvidos na assistência assinem os documentos produzidos no processo de atendimento ao paciente através do certificado digital pessoal (e-CPF). O PEP é um módulo do Sistema de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) que integra o SGH®.

A ferramenta também tornou possível a emissão de receitas médicas, atestados e solicitações de exames, por meio de arquivo eletrônico, que podem ser enviados ao paciente por e-mail, SMS ou Whatsapp. “Os documentos assinados pelo nosso sistema estão adequados ao processo de validação do Portal, criado em parceria com os Conselhos Federais de Medicina e de Farmácia, e com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Isso também proporciona praticidade ao paciente, que não precisa carregar receitas ou atestados impressos e assegura ao farmacêutico a autenticidade do documento eletrônico.”, afirma Fernando Stapf Amancio, Enfermeiro e Product Owner da SPDATA.

A funcionalidade permite ao hospital arquivar a documentação dos prontuários de forma digital, eliminando a necessidade de impressão e armazenamento de papéis com os documentos produzidos na assistência ao paciente. A conduta vai de acordo ao que prevê a MP 2.200-2, que distingue a assinatura digital das demais chancelas eletrônicas, permitindo o uso do certificado digital como garantia da autenticidade, integridade e validade jurídica dos documentos eletrônicos.

Outro ponto interessante sobre a assinatura digital de documentos do Prontuário Eletrônico do Paciente, é que em uma teleconsulta, o médico pode emitir receitas, solicitações de exames e atestados de forma eletrônica, assinar com seu certificado pessoal e enviar ao paciente. Isso elimina a necessidade de alguém buscar a receita no consultório ou enviar por mensageiros. Essa praticidade se mostrou essencial durante a pandemia do novo coronavírus, evitando a exposição de pacientes à Covid-19, ao se deslocarem para buscar documentos.

Fonte: SP DATA

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