Último registro de transmissão dentro do território foi em 2001. Brasil tem certificado de eliminação da doença emitido pela OPAS em 2016.
Ministério da Saúde informa que o Brasil continua livre do sarampo e que o caso confirmado em Roraima foi importado da Venezuela.
Atualmente, a pasta investiga outros casos suspeitos da doença. Segundo a Secretária de Saúde de Roraima, um dos casos em investigação é de uma brasileira que mora em Boa Vista; o restante são de venezuelanos.
Em 2016, o país ganhou certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde.
O Ministério da Saúde diz que, como não há transmissão dentro do território, “o país permanece livre da doença conforme o certificado emitido pela OPAS”.
Segundo a pasta, desde 2001 não há registros de transmissão autóctone (quando ela ocorre dentro do território). Entre 2013 e 2015, houve surtos de casos importados, sendo a maioria registrada nos estados de Pernambuco e no Ceará. A pasta diz que há uma equipe especializada no estado, auxiliando no planejamento das atividades de investigação e imunização. Também haverá um treinamento para profissionais do estado essa semana.
O Ministério da Saúde também irá enviar 80 mil doses extras da vacina tríplice viral, totalizando 84 mil doses repassadas em 2018.
Veja reportagem completa: G1 – Bem Estar
Foto: Semuc/Divulgação via G1