Campanha Janeiro Branco chama a atenção da sociedade para a importância da saúde mental

Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014 para discutir a importância da saúde mental e do cuidado com as emoções em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido pois no começo do ano as pessoas estão mais engajadas em mudar comportamentos, traçar metas e refletir sobre o que passaram na vida. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 86% dos brasileiros possuem algum transtorno, como ansiedade e depressão.

A psicóloga da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Polianna Dumont, explica que cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física: “ter saúde mental é estar bem consigo e com os outros e aceitar as exigências da vida. É estar preparado para lidar com as emoções boas e ruins, conhecendo seus limites e buscando ajuda quando necessário. Desprezar a saúde mental é abrir espaço para o agravamento das doenças emocionais, que têm consequência diversas como: ansiedade, depressão, transtornos de humor, entre outras.”

Ainda de acordo com Polianna, o psicólogo e o psiquiatra são os profissionais habilitados para atender questões que dizem respeito aos pensamentos, sentimentos, relacionamentos, comportamentos e sofrimentos emocionais. “Não fomos feitos para dar conta de tudo sozinho. Pedir ajuda é sinal de inteligência social e de amor próprio. Então lembre-se sempre disso, não tenha medo ou vergonha de seus sentimentos”, finaliza.

CONHEÇA A CLÍNICA DE TRANSIÇÃO

A Clínica de Transição Paulo de Tarso (unidade hospitalar de caráter especializado) é o elo de integração entre hospitais gerais e o retorno seguro ao domicílio. A instituição é referência nos atendimentos aos pacientes pós-agudos que já não demandam intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva. São pacientes com enfermidades crônicas ou degenerativas que apresentam perda de autonomia e declínio funcional e ainda precisam de cuidados extensivos, médico e transdisciplinar, para reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social em três linhas de cuidados (cuidados crônicos, de reabilitação e paliativos).

Quer conhecer mais sobre a instituição? Acesse o site: https://redepaulodetarso.com.br/

 

Fonte: Polianna Dumont – Psicóloga da Clínica de Transição Paulo de Tarso.

Compartilhar esse post