Iniciativa do Hospital Evangélico de BH visa captar recursos para melhorias do Centro de Oncologia da instituição
A campanha “Um Toque de Arte Muda o Quadro”, do Hospital Evangélico de BH vai embelezar a paisagem urbana da capital neste mês de outubro, quando se celebra o Outubro Rosa, movimento mundial de prevenção e combate ao câncer de mama. Inicialmente, as artes produzidas pela Melt Comunicação, com a participação de pacientes do Centro de Oncologia da instituição, estarão em sete pontos de LED de várias regiões da cidade entre os quais empenas, bancas e painéis, com destaque para a Centro-Sul e os principais corredores de tráfego, como a Av. Cristiano Machado.
As redes sociais serão viralizadas e, para os interessados em conhecer o projeto, basta acessar a plataforma Ajude HE (ajude.he.org.br), que traz todas as informações sobre a iniciativa que visa captar recursos para a ampliação do serviço de Oncologia e para a adequação do espaço para a instalação de um novo mamógrafo, que deve chegar no início de 2023. Na outra ponta, a campanha visa conscientizar as mulheres para a importância de atuar preventivamente em relação à doença.
A Unidade de Oncologia funciona no Complexo de Serviços de Saúde do Hospital Evangélico, em Betim e atende 1.415 pacientes da cidade e de mais 12 municípios do entorno, via Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é resultado do trabalho conjunto dos setores de Comunicação, Imprensa e Cultura e de Captação de Recursos do Hospital Evangélico de BH, instituição filantrópica que atende 75% via SUS e 25% para clientes de operadoras de saúde e particulares.
“A campanha será mais uma iniciativa para que a instituição possa oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes em tratamento de câncer. A ampliação da oferta do serviço e o novo mamógrafo são conquistas importantes para a comunidade que terá uma rede de atendimento pública mais robusta”, enfatiza a gerente de Marketing e Inovação, Rosepaula Aparecida Andrade Rodrigues.
Lenços
A campanha foi inspirada no singelo ato da paciente Valéria Leandro da Silva, 41 anos, que está em tratamento oncológico desde maio de 2020 na unidade e participou do ensaio fotográfico para a confecção das peças publicitárias da campanha. Durante o atendimento psicológico, um dos serviços oferecidos, ela manifestou interesse em enviar um lenço de cabeça para a colega de tratamento Suelaine, que tinha feito a mastectomia radical no mesmo dia que ela.
“A gente sempre guarda um lenço. Eu quis passar para a Suelaine porque eu sabia que ela ia perder os cabelos, como eu já tinha perdido os meus. O afeto que recebemos nos ajuda no tratamento e essa troca nos permite criar uma rede de apoio que é fundamental”, explica.
Por outro lado, a paciente destaca que o lenço é um adereço que recupera a auto estima da mulher porque ajuda a compor o visual/estilo e a driblar os olhares piedosos da comunidade. “Tem umas amarrações diferentes e muito bonitas que valorizam o rosto e a roupa”, ressalta.
Dessa forma, o lenço é o símbolo da campanha e vai ganhar estampas exclusivas da artista plástica Monica Bonilha. Entre as ações programadas para arrecadar recursos está um leilão virtual.
Projetos em curso
A instituição tem outros projetos em curso como o “Troco do Bem”, em parceria com as lojas do Supermercados BH em Betim, com valores destinados para o Complexo de Serviços de Saúde, promoção de ações solidárias junto aos pacientes, sobretudo os mais carentes, e iniciativas que visam gerar redução de custos das unidades, por meio do recebimento de doações de insumos e materiais hospitalares e de gêneros alimentícios.
Em 2021, a área de Captação de Recursos arrecadou R$ 1,253 milhão. Para este ano, a meta é ampliar as parcerias com organizações e pessoas físicas, que também podem contribuir financeiramente para a sustentabilidade financeira da instituição filantrópica que atende 75% via SUS e 25% por meio de operadoras e saúde e particulares. Para saber mais, basta ligar (31) 4040-4940.
HE – Instituição fundada há 76 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de negócios em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2021, realizou mais de 1,368 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, e é referência em atendimentos de nefrologia e oftalmologia para o SUS no Estado. Atualmente, a rede tem mais de 2,3 mil colaboradores.
Fonte: Assessoria de Imprensa ETC Comunicação